Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Coletivo de artistas lança o álbum “Ontem é muito longe daqui: disco de poemas”

Cinco artistas, nove fonogramas, um disco. “Ontem é muito longe daqui: disco de poemas” é resultado do encontro entre José Juva (poemas e voz), Camillo José (guitarra), Juliano Muta (baixo e voz), Rimas Inc. (beats e programações eletrônicas) e D Mingus (produção e edição musical). O disco será lançado na próxima terça-feira (27), no Youtube, Spotify, Soundcloud e Bandcamp. A proposta artística oriunda desse combo criativo é uma deambulação pelos territórios da poesia de invenção em voz alta e das experimentações sonoras num jogo com as possibilidades de expansão da palavra poética. Além de liberada para audição nas plataformas digitais, a obra também estará disponível para download gratuito: linktr.ee/josejuva.

A viagem sonora abre com a faixa “Sítio ensolarado”, poema envolto num rock rural minimalista, futurista. “Apenas vasta memória”, na sequência, é uma guitarrada cheia de suingue junto ao registro discursivo do texto. “O oceano continua barulhento”, logo após, é quase uma oração, um mantra de entrega telúrica atravessado por paisagens sonoras que anunciam amplidão.

A quarta faixa do álbum é “Os pés descalços indo bem longe”, um delirante diário combinado com ambiência pós-rock. “As ruminações de uma vaca sideral”, quinta faixa, apresenta um passeio madrugada adentro com ares de synthpop tropical. A sexta faixa é o baião freak e psicodélico de “Todos temos fantasmas suficientes”, longo poema como uma espécie de reflexão política planetária.

“Embalado pelas chuvas que só começam” recupera memórias eletrônicas num lirismo encharcado pelo suor das pistas de dança e embebido nas gargalhadas das manhãs e tardes de videogame. A oitava faixa da obra é um pequeno e sensível estudo confessional sobre o amor batizado de “Caranguejo feito de estrelas e lixo”. “Êxtase ininterrupto” finaliza o disco com o desenho do ambiente apocalíptico do antropoceno, poema carregado do nosso caos contemporâneo.

As gravações, edições, mixagens e masterizações da obra aconteceram entre janeiro e abril deste ano. “Ontem é muito longe daqui: disco de poemas” é uma obra autoral coletiva, que foi contemplada pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Serviço
Lançamento de Ontem é muito longe daqui: disco de poemas
Quando: 27 de abril de 2021 (quarta-feira
Diponível nas principais plataformas digitais: Youtube, Spotify, Soundcloud e Bandcamp
Download do disco: linktr.ee/josejuva

< voltar para Lei Aldir Blanc