Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Com evento gratuito, Recife celebra o Dia Mundial da Criatividade

Divulgação

Divulgação

Sediado no Recife Antigo, o espaço Apolo 235, ligado ao Porto Digital, será um dos locais que vão sediar o evento

Nos dias 20, 21 e 22 de abril, 100 cidades em todo o Brasil e outras 30 cidades ao redor do mundo terão uma programação oficial aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade).

Com o tema “Celebrar a Vida”, o evento, que está em sua 5ª edição, contará com a realização de 1.500 atividades gratuitas (presenciais e on-line) com uma expectativa de público total de 100.000 pessoas. A data que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017 tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

A liderança e organização do festival no Recife é de responsabilidade de Camila Bandeira, sócia-diretora da Proa, agência de Marketing Cultural e Projetos. As atividades deste ano se organizam ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. A programação contempla diferentes formatos de atividades como palestras, debates, apresentações culturais, exposições, workshop e shows.

CAPITAL PERNAMBUCANA - No Recife, o Dia Mundial da Criatividade será comemorado nos dias 20, 21 e 22 de abril, com cerca de 30 atividades presenciais e online. As atividades acontecerão em quatro locais diferentes – o Apolo 235 do Porto Digital, o Cesar da Bom Jesus, o Espaço Criadouro e o Centro de Design do Recife – todos ambientes de circulação e fomento da Economia Criativa na cidade. Acontecerão oficinas, bate-papos, palestras e performances, facilitadas, por exemplo, por Luciana Veras, que discorrerá sobre a revisão da Semana de Arte Moderna de 22, e Arthur Braga, que guiará uma visita a um novo ecossistema criativo do Recife, entre outros. Para consultar a programação completa da sua cidade e fazer sua inscrição, basta acessar o site: www.diamundialdacriatividade.com.br. Para ver a programação global, acesse: www.worldcreativityday.com.

“Após a liberação das atividades presenciais pelas autoridades locais, acreditamos que agora é a hora das pessoas recuperarem sua autoestima, valorizarem sua potência criativa e resgatarem a capacidade de viver com alegria, mesmo sabendo que tivemos tantos meses de dor e luto”, afirma Camila Bandeira, organizadora do Dia Mundial da Criatividade no Recife. Todas as atividades seguirão as normas sanitárias obrigatórias.

Realizado desde 2014, o World Creativity Day adotou um formato descentralizado a partir de 2018 e, desde então, tornou-se o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, sendo realizado em nossa cidade com a participação de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros que ajudam a construir uma programação inédita e totalmente gratuita.

Sobre o World Creativity Day
É uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

A realização do evento respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais. organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não
governamentais e indivíduos.

< voltar para Economia Criativa