Com incentivo do Funcultura, peças do Museu de Arte Sacra estão sendo restauradas
Postado em: Funcultura | Fundarpe
Parte do acervo do Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) tem passado por um processo de restauração, graças à intervenção do projeto Imaginária Pernambucana: Esculturas Devocionais que registram a Religiosidade, História e Arte no Brasil Colonial do Maspe.
A iniciativa, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, é capitaneada pela empresa Arte Sobre Arte e tem como objetivo promover a conservação e restauração de 16 obras de arte, confeccionadas nos séculos XVII, XVIII e XIX, e pertencentes à coleção da Imaginária Pernambucana. As peças se caracterizam como esculturas devocionais que retratam a religiosidade do Brasil Colonial.
“As esculturas têm características únicas e com técnicas observadas na época do Barroco. Elas produzidas nas igrejas e conventos pelos primeiros artistas locais e nos ajudam a compreender o significado religioso daquele período”, conta Débora Assis Mendes, idealizadora do projeto que, em breve, contará com uma exposição presencial no Maspe, com todas as peças restauradas.
As etapas de execução do restauro das peças podem ser acompanhadas pelo perfil do Instagram: @artesobrearterestauro. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail: drestauro@hotmail.com.
