Série de lives marca os 20 anos do Encontro Pernambucano de Coco
Postado em: Cultura popular e artesanato | Espaços culturais
Tradicional evento da cultura popular do Estado, o Encontro Pernambucano de Coco celebra 20 anos de existência em 2022, com exibição de uma série de lives que vão ao ar no YouTube, nos próximos nos dias 22, 23, 24 e 25 de junho, às 20h. A comemoração das duas décadas do encontro reunirá 28 mestres e grupos de raiz, de redutos reconhecidos como berço do coco pernambucano (Recife, Olinda, Cabo, Tracunhaém, Águas Belas e Limoeiro) e de outras cidades do Nordeste brasileiro.
As lives foram gravadas na Casa da Cultura de Pernambuco, nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2021, e contou com a participação de 22 grupos e artistas pernambucanos. Ao todo, foram produzidos quatro episódios que contarão com música e entrevistas, trajetória do grupo, participação no festival, além da importância do Recife na cena cultural. Para assistir, acesse: www.youtube.com/TopPopular. Mais informações pelo perfil do Instagram: @faroldavila.
ENCONTRO PERNAMBUCANO DE COCO - Desde sua primeira aparição em (1998), no Cabo de Santo Agostinho-PE, a celebração já buscava a salvaguarda e perpetuação do Coco de Roda Pernambucano. Garantindo a troca de saberes por meio da mistura e escambo das matrizes, mestres e grupos participantes, de diferentes regiões do país.
Em dois anos de pandemia, a iniciativa produziu imagens em várias cidades pernambucanas (Águas Belas, Cabo, Recife, Olinda, Tracunhaém, Limoeiro, Arcoverde) e também conteúdo audiovisual de vários estados vizinhos (PB, RN e CE). Registrou vários grupos e artistas emboladores de coco de Pernambuco e do Nordeste. Do Nordeste, destacam-se: Novo Quilombo (PB), Frank e Nazar (RN), Canário do Império e Condor (PB), Coco de Zé Mendes (CE).
O Encontro Pernambucano de Coco tem financiamento do SIC RECIFE 2019/2020, com recursos assegurados pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Recife/SIC RECIFE, FCCR (Fundação de Cultura da Cidade do Recife), Secretaria de Cultura e Prefeitura da Cidade do Recife, com Produção Executiva da RFG Produções e Coordenação Geral do Centro Cultural Farol da Vila, e apoio da Casa da Cultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.
:: ENCONTRO PERNAMBUCANO DE COCO – 20 ANOS ::
Dias: 22, 23, 24 e 25/6, às 20h
Transmissão: www.youtube.com/TopPopular
Dia 22/6 – quarta-feira – 20h
CANÁRIO E CONDOR (PB)
COCO DO MESTRE JUAREZ (PE)
COCO DO PNEU (PE)
NETAS DE SELMA (PE)
A COCADA (PE)
NININHA DO COCO (PE)
JUNINHO DO COCO (PE)
Dia 23 – quinta-feira – 20h
FRANK E NAZAR (RN)
GERVÁSIO DO COCO (PE)
NEGO DA CALDEIRA (PE)
MANO DE BAÉ (PE)
ARNALDO DO COCO (PE)
ZÉ DE TETÉ (PE)
CHINELO DE IAIÁ (PE)
Dia 24/6 – sexta-feira – 20h
PINTO BRANCO E MARRECO (CE)
MESTRE DIÉ DO COCO (PE)
COCO DO MESTRE ZEZINHO (PE)
MESTRE JUJUBA DO COCO (PE)
COCO RENASCER (PE)
COCO ZÉ MOLEQUE (PE)
COCO NOVO QUILOMBO (PB)
Dia 25/6 – sábado – 20h
POESIA MUSICADA NO PANDEIRO (AL)
COCO DE PONTEZINHA (PE)
GRUPO ÍNDIGENA FETXHA (PE)
COCO DE ZÉ MENDES (CE)
MESTRE GALO PRETO (PE)
PEIXE DE COCO (PE)
MESTRES DO COCO PERNAMBUCANO (PE)
