Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Com presença do presidente do Iphan, Concatedral de São Pedro dos Clérigos é reaberta

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

A igreja fica localizada no centro do Recife

A Concatedral de São Pedro dos Clérigos, localizada no Patio de São Pedro, foi reinaugurada nesta sexta-feira (10), após dois anos de restauração. O evento contou com as presenças do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass; e do gerente de Projetos Especiais da Fundarpe, Frederico Almeida.

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

O corte da fita aconteceu na manhã desta sexta-feira (10)

Fiscal da obra e superintendente-substituta do Iphan em Pernambuco, Márcia Hazin, enfatizou que “a reabertura da igreja em um momento símbolo como um grande presente para o Recife, cidade que completa 486 anos no próximo domingo (12)”.

“Que esse lugar, restaurado na sua materialidade, também possa ser um espaço de restauração para a cultura, para a espiritualidade, para a cidadania. É por isso que a gente investe no patrimônio material”, destacou o presidente do Iphan.

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Gerente de Projetos Especiais da Fundarpe, Frederico Almeida representou a instituição no evento de reabertura da Igreja de São Pedro dos Clérigos

“A igreja é um dos ícones do barroco brasileiro e, como tal, é uma dos templos religiosos mais significativos desse período, em Pernambuco. Destaco sua imponência, sua verticalidade e seu teto, que é um pintura de João de Deus Sepúlveda, um dos artistas mais importantes do Brasil colonial. A restauração foi executada pelo Iphan, mas a Fundarpe participou tecnicamente, na conceituação do processo de restauração do espaço”, contou Fred Almeida.

< voltar para home