Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Com programação presencial e virtual, Pequeno Encontro da Fotografia chega à oitava edição

Mateus Sá/Divulgação

Mateus Sá/Divulgação

As atividades são gratuitas

Com incentivo do Funcultura, o Pequeno Encontro da Fotografia chega à sua oitava edição com projeções, palestras, oficinas, leituras de portfólio, exposições, expedição fotográfica, Espaço do Livro e Espaço de Pesquisa, de 29 de julho a 2 de agosto de 2022.

No ano em que comemora dez anos de existência, o Pequeno Encontro convida para abrilhantar sua programação nomes como Nair Benedicto, Marcela Bonfim, Maurício Pokemon, Gleice Kelly Heitor, Li Vasc e Beto Figueiroa. Após duas edições realizadas de maneira totalmente virtual, o evento está de volta ao Sítio Histórico de Olinda, ocupando vários equipamentos culturais da cidade, como o Mercado Eufrásio Barbosa e a Casa Estação da Luz, mas também mantém algumas das atividades on-line, aproveitando o sucesso de suas duas experiências com o Pequeno em Casa.

Fotógrafas e fotógrafos, profissionais ou entusiastas, estudantes, pesquisadores, professores, artistas e pessoas interessadas pelo universo da fotografia e das artes visuais podem participar das atividades, que foram compostas com a realização de convocatórias abertas, têm acesso gratuito e inspiram-se no tema A Fotografia de um Sonho.

‟O Pequeno Encontro da Fotografia completa dez anos desde sua primeira edição em 2012. Se realiza como um sonho coletivo. É espaço de imaginação, de criação, de devaneio, de diversidade… e de resistência a tantas dificuldades das mais variadas naturezas. Acreditamos na – e lutamos pela – potência dos encontros. Entre pessoas, entre obras, entre ideias. Não o encontro somente entre iguais, mas na riqueza que as diferenças nos proporcionam. Acreditamos no compartilhamento verdadeiro, no estarmos juntos”, afirmam os idealizadores do Pequeno Encontro.

O Pequeno Encontro da Fotografia é organizado por Maria Chaves, Eduardo Queiroga e Mateus Sá. Esta edição tem produção da Proa Cultural, apoio da Casa Estação da Luz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC-PE), por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Mais informações pelo perfil do Instagram: @pequenoencontrodafotografia.

EXPOSIÇÕES - Com o retorno das atividades presenciais na 8ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia, diferentes locais do Sítio Histórico de Olinda recebem exposições do festival. As 11 mostras podem ser visitadas no Mercado Eufrásio Barbosa, Casa Estação da Luz, Occa, Casa Criatura e Casbah. Também está programada uma visita guiada pelos próprios artistas. O percurso tem concentração na Casa Estação da Luz e não é preciso fazer inscrição prévia.

Nos dias 29, 30 e 31/7, as exposições estarão abertas de acordo com os horários de funcionamento de cada estabelecimento. No domingo (31/7), das 14h às 17h, acontecerá a visita guiada.

Além das exposições espalhadas pelo Sítio Histórico de Olinda, este ano manteremos a experiência de exposições virtuais, que podem ser vistas no site do evento. Também haverá visitas guiadas remotamente por algumas delas, transmitidas ao vivo pelo YouTube na segunda (1/8) e terça-feira (2/8), das 14h às 17h.

OFICINAS - As três oficinas que fazem parte da programação desta 8a edição do Pequeno Encontro da Fotografia são: A Arte do ReConhecimento, com Marcela Bonfim (RO), Horizontes do Agora, com Maurício Pokemon (PI), e As plantas sentem: estudos de antotipia e autorretrato, com Li Vasc (PB). São 25 vagas para cada uma delas, já preenchidas por meio de convocatórias abertas. Essa atividade é presencial. Na sexta, dia 29/7, das 14h às 17h, e no fim de semana, dias 30 e 31/7, das 9h às 12h.

PROJEÇÕES E PALESTRAS - As palestras do Pequeno Encontro da Fotografia são uma oportunidade para o público conhecer aspectos variados dos processos de criação, tudo compartilhado pelos próprios fotógrafos e fotógrafas. Na 8ª edição, elas ocorrem exclusivamente de forma presencial no Mercado Eufrásio Barbosa (Teatro Fernando Santa Cruz), com a presença de Nair Benedicto (SP), Beto Figueiroa (PE), Maurício Pokemon (PI) e Marcela Bonfim (RO).

As conversas serão antecedidas por projeção de trabalhos audiovisuais de fotógrafos e fotógrafas de vários lugares, selecionados por meio de uma convocatória. Lembramos que é preciso utilizar máscaras durante as atividades realizadas em locais fechados. É aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Na sexta, dia 29/7, e no sábado, dia 30/7, às 19h.

LEITURAS DE PORTFÓLIO - Fotógrafas e fotógrafos, artistas, coletivos e grupos, já selecionados por meio de convocatória, participarão da experiência de diálogo com a fotógrafa Nair Benedicto (SP) ou com a educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor (PE). Essa atividade é presencial. Dia 30/07, das 14h às 17h, no Mercado Eufrásio Barbosa (por ordem de chegada).

EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA - Será realizado um circuito pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda, contemplando pontos previamente definidos, em um grande movimento de produção fotográfica. Este ano, serão visitados, por exemplo, a Casa Estação da Luz, o Mosteiro de São Bento, o observatório da Sé e o ateliê do artista Luciano Pinheiro, entre outros pontos. É aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

Como produto teremos um mosaico fotográfico de Olinda diferente do que mostra o circuito turístico convencional. No último dia do festival serão exibidas as fotografias resultantes dessa ação em uma projeção ao ar livre. No sábado, dia 30/7, das 14h às 17h, com concentração na Casa Estação da Luz.

CAFÉ PEQUENO - Esta atividade de culminância contará com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas, assim como pela projeção das imagens captadas na expedição fotográfica. É aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia. No domingo, dia 31/7, às 19h, na Casa Estação da Luz.

ESPAÇO DO LIVRO - Livros, fotolivros, zines, fotozines e as mais diferentes publicações sobre fotografia fazem parte do Espaço do Livro, que este ano é realizado de maneira virtual. Foram selecionadas obras de autores de norte a sul do Brasil para esta atividade 100% virtual. Assim, o público é convidado a conhecer as 14 publicações no site do festival.

ESPAÇO DE PESQUISA - A produção acadêmica é o foco do Espaço da Pesquisa, em que autoras e autores apresentam seus trabalhos em dois painéis, transmitidos ao vivo pela internet, no formato que chamamos de Pequeno em Casa. A apresentação dos trabalhos será mediada pela professora Julianna Torezani (BA). Esta atividade é 100% virtual. Na segunda (1/8) e terça-feira (2/8), das 10h às 12h, no canal de Youtube do evento.

Serviço
Pequeno Encontro da Fotografia
De 29 a 31 de julho no Sítio Histórico de Olinda e, 1º e 2 de agosto, no site do evento (pequenoencontrodafotografia.com)

< voltar para Serviço Cultural