Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Com show na Terça Negra, Afoxé Oxum Pandá apresenta os novos figurinos do Carnaval 2023

Jorge Farias/Secult-PE/Fundarpe

Prestes a desfilar no Carnaval 2023, o Afoxé Oxum Pandá está com novas vestimentas. Quarto afoxé mais antigo de Pernambuco, em atividade ininterrupta desde 1995, o grupo apresenta os recém-criados figurinos em uma apresentação que está agendada para acontecer nesta terça-feira (31), a partir das 22h, no Pátio de São Pedro. O show marca a abertura da programação da Terça Negra Especial, polo de prévia carnavalesca, que reunirá várias atrações até a chegada da Folia de Momo.

Com pesquisa, produção e desenhos do figurinista Jorge Féo, confecção de Ceça Fantasias e incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, foram desenvolvidas oito vestimentas temáticas tanto para os artistas que tocam e cantam, quanto para o público geral que desfila com o afoxé neste Carnaval, representando o tema “Todo o Panteão Africano em Solo Pernambucano com o Afoxé Oxum Pandá”.

As peças trazem o tradicional amarelo, em homenagem ao orixá Oxum Ypondá, patrona do grupo, simbolizando amor, riqueza e abundância; junto a referências a outros orixás, como Nanã, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Ogum e Iemanjá, com as cores lilás, rosa, vermelho, azul, verde e branco. Os tecidos, formas e adereços conferem elegância e favorecem a expressão corporal. Colares, pulseiras e torsos complementam os figurinos, reinterpretando a beleza e reafirmando a cultura afro-brasileira.

“Como já é tradição, sempre atualizamos o figurino do Oxum Pandá para o Carnaval, pois acreditamos que, além da música e da dança, o elemento visual é algo que não pode faltar, pois também é parte do espetáculo”, comenta Jorge Féo. Além da abertura da Terça Negra Especial, o afoxé vai circular durante o mês de fevereiro com uma intensa agenda de shows. Para acompanhar os próximos eventos, siga @afoxeoxumpanda nas redes sociais.

Em 2023, o Afoxé Oxum Pandá presta homenagens a seus fundadores, o Babalorixá Genivaldo Barbosa Lemos (in memoriam) e Sandra Guerra (in memoriam). Sob a cadência do Ijexá, ritmo africano reinventado no Brasil, o grupo está há 28 anos compartilhando saberes culturais ancestrais através da arte, marcando presença anualmente em desfiles no Carnaval de Recife e Olinda e também participando de eventos diversos, movimentos de resistência, festividades de terreiro, festivais e feiras que acontecem o ano inteiro. O grupo tem três discos gravados, “Não há silêncio”, “Brilho do Sol” (2008) e “Deusa da Beleza” (2018), apresentando repertório com canções da cultura popular e músicas autorais.

Serviço
Estreia dos figurinos do Afoxé Oxum Pandá para o Carnaval 2023
Quando: 31 de janeiro de 2023 (terça-feira), às 22h
Pátio de São Pedro, Santo Antônio, Recife/PE
Gratuito

< voltar para Funcultura