Comissão do Plano Estadual de Cultura discute metodologia
Postado em: Formação Cultural | Secretaria de Cultura
Foi realizada em Pernambuco, no último dia 30 de maio, a oficina para discussão de metodologia para construção do Plano Estadual de Cultura. A equipe da UFSC, composta pela professora Rosimeri Carvalho e pela assessora Rayana Peled reuniu-se no Espaço Pasárgada, equipamento ligado à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com cerca de 15 participantes, dentre os quais, o analista técnico Clebio Marques, a coordenadora Teca Carlos e os demais membros da Comissão do Plano Estadual de Cultura.
O objetivo foi apresentar a metodologia para a nova equipe de trabalho. Todos os participantes receberam uma publicação, que é fruto de um convênio entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Ministério da Cultura, cujo objetivo é orientar a respeito da construção de Planos Estaduais de Cultura.
O grupo irá avançar, nas próximas semanas, no estabelecimento do plano de trabalho, cronograma, bem como na conclusão da análise situacional da cultura. A análise situacional é uma fase muito importante, que inclui coleta das mais diversas informações sobre os diferentes aspectos relacionados às atividades culturais. Saber, por exemplo, das manifestações que caracterizam e identificam as doze regiões de desenvolvimento do estado, a saber: Região Metropolitana, Zona da Mata Norte, Mata Sul, Agreste Central, Setentrional e Meridional, além dos seis sertões: Moxotó, Pajeú, Central, Itaparica, São Francisco e Araripe. Ter os quantitativos de equipamentos culturais, e de pessoas que trabalham na Cultura também é imprescindível para dar andamento ao Plano. A compreensão desta situação lançará bases para a definição do futuro desejado para a política de Cultura no estado.
A construção do Plano Estadual de Cultura é uma das etapas da instituição, no estado, do Sistema Nacional de Cultura. Para elaborar o Plano, a comissão levará em conta as propostas prioritárias deliberadas nas três Conferências Estaduais de Cultura, realizadas respectivamente em novembro de 2005, dezembro de 2009 e setembro de 2013 (acesse nesta página do portal aos documentos finais de cada um destes encontros). Após sua conclusão, o Plano Estadual de Cultura seguirá para consulta pública.
