Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Companhia mineira abre programação da 12ª Mostra Brasileira de Dança

Com incentivo do Funcultura, o evento, que começa nesta quarta-feira (5), irá movimentar os palcos da cidade nos próximos dez dias. Companhias de nove Estados brasileiros vão participar da Mostra

Guto Muniz/Divulgação

Companhia de Dança Palácios das Artes irá apresentar o espetáculo Entre o Céu e as Serras

Com a proposta de apresentar um amplo painel da diversidade de estilos do dançar no Brasil, a 12ª Mostra Brasileira de Dança dá início à sua programação oficial de espetáculos, nesta quarta-feira (5), recebendo a Cia. de Dança Palácio das Artes, que apresentará a montagem Entre o Céu e as Serras, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. O espetáculo, estreado originalmente no ano 2000, já foi visto por mais de 30 mil pessoas e traz diversas referências culturais ao período barroco e à formação do povo mineiro. Tudo emoldurado por diversas tecnologias e linguagens contemporâneas, num diálogo permanente entre a tradição e a inovação.

Nesta remontagem, com estrutura, conceito e estética mantidos do espetáculo original, mas com a dramaturgia agora atualizada, a equipe de 37 bailarinos revisita as questões conceituais que surgiram em torno da identidade e da experiência de mineiridade que evoluíram ao longo destes anos. O processo de criação envolveu a realização de palestras, debates e workshops, além de visitas a Ouro Preto e Mariana, cidades que guardam as memórias da formação da identidade mineira. Entre o Céu e as Serras foi vencedor do 6º Prêmio SESC/SATED nas categorias Melhor Bailarina (Mariângela Camarati), Melhor Figurino (Marco Paulo Rolla), Melhor Iluminação (Ney Matogrosso e Juarez Farinon) e Melhor Cenário (Wanda Sgarbi). Ainda em 2000, a montagem ganhou o prêmio AMPARC/BONSUCESSO de Melhor Figurino (Marco Paulo Rolla). Entre o Céu e as Serras será reapresentado em nova sessão nesta quinta-feira (6), às 20h30. A 12ª Mostra Brasileira de Dança segue até o dia 15 de agosto, com uma programação repleta de atrações.

No total, atrações de nove estados brasileiros (PE, MG, SP, RJ, MS, PR, AM, BA e DF) foram convocadas e a Mostra reserva ainda para o próximo sábado (8) uma rodada de negócios para a dança, contando com a presença de programadores e curadores de festivais, todos eles assistindo aos espetáculos desta edição. Além disso, a 12ª Mostra Brasileira de Dança deu nova atenção aos bicicletários, espalhados por todos os seis teatros da programação, como incentivo à mobilidade mais saudável na cidade, oferecendo ainda desconto no ingresso para quem for de bike aos espetáculos.

Nesta edição, Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite, fundador do grupo afro Daruê Malungo, é o grande homenageado. A 12ª Mostra Brasileira de Dança conta com incentivo da Fundarpe/Secretaria de Cultura/Governo do Estado de Pernambuco, Correios e Prefeitura do Recife. Ingressos com venda antecipada no site www.compreingressos.com/mostrabrasileiradedanca (até um dia antes de cada apresentação) ou pelo Call Center (81) 2626 2605. Na bilheteria dos teatros, 2 horas antes de cada sessão (excetuando o Teatro de Santa Isabel, cuja bilheteria abre das 9 às 12h e das 14 às 17h e toda a sua grade já está à venda), apenas com pagamento à vista, em dinheiro. Recomendamos compra antecipada pela Internet ou pelo telefone.

Serviço
Abertura da 12ª Mostra Brasileira de Dança, com o espetáculo Entre o Céu e as Serras, da Cia. de Dança Palácio das Artes (Belo Horizonte/MG)
Dia: 5/8 (quarta-feira), às 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Santo Antônio. Tel: 3355 3322)
Valor: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
*Nova sessão nesta quinta-feira (6 de agosto), às 20h30, no Teatro de Santa Isabel.

< voltar para Artes Cênicas