Conselho de Política Cultural elege novo presidente e vice-presidente
Postado em: CEPC/PE
PH Reinaux/Secult-PE/Fundarpe

A eleição, ocorrida nesta última quarta-feira (11), definiu que Christiana Albuquerque (centro) será a vice-presidente e Jocimar Gonçalves, o novo presidente do órgão
O Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) elegeu, em reunião ordinária desta quarta (11), os novos presidente e vice-presidente do órgão. Apenas uma chapa foi formada e, por votação unânime, foi eleito presidente o professor e sociólogo Jocimar Gonçalves, representante no Conselho da cadeira de Movimentos Sociais, Comunitários e de Direitos Urbanos, de Mídia Livre, de Juventude e Estudantil. A vice-presidência ficou com a representante do Governo do Estado, da Secretaria da Mulher, Christiana Albuquerque.
O vice-presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, representando a Fundarpe no ato, explicou que gestão estadual abriu mão da presidência do colegiado neste ano, como está previsto pelo Regimento Interno do Conselho, em favor da sociedade civil, que continuará conduzindo os trabalhos.
A atual presidente do CEPC, Tereza Luíza de França, recebeu voto de aplauso por toda dedicação às pautas que foram levadas ao órgão neste último ano em que esteve à frente do órgão. Ela foi bastante aplaudida pelos membros do CEPC e avisou que irá apresentar um relatório de sua gestão, na próxima reunião.
“Que a gente, pensando no momento delicado em que estamos passando no país, continue cada vez mais unidos e trabalhando pela cultura do nosso Estado”, colocou a atriz Paula de Renor, titular da cadeira de teatro e ópera, que presidiu o processo eleitoral.
Jocimar destacou, em sua fala, que o objetivo da próxima gestão à frente do Conselho de Política Cultural é melhorar a infraestrutura do órgão, para que principalmente os membros do interior possam estar mais presentes às reuniões. “Vamos construir juntos dentro da nossa instância, fazer muita política com muito respeito. Queremos combater a questão da censura nas artes e que esse conselho tenha cada vez mais espaço na política de Pernambuco”, ressaltou.
A nova vice-presidente do Conselho Christiana Albuquerque agradeceu o voto de todos os membros e ressaltou que irá caminhar, ao lado do conselho, “em defesa da cultura e de democracia”.