Contos e Cantos de Santino Cirandeiro resgata a trajetória do Mestre da Ciranda
Postado em: Audiovisual
O projeto “Contos e Cantos de Santino Cirandeiro” será lançado oficialmente amanhã (sexta-feira, 23 de agosto),às 17h, na Casa Irmã Guerra, em Nazaré da Mata, com a exibição de nove documentários de curta duração e nove podcasts. Este projeto cultural, aprovado no edital Funcultura Música, do Governo de Pernambuco , busca resgatar e preservar a memória do mestre da ciranda Santino Justino de Souza, mais conhecido como Mestre Santino Cirandeiro, um ícone da cultura popular pernambucana.
Com produção executiva da Terno da Mata Produções e sob a coordenação geral de Sérgio Melo, o projeto “Contos e Cantos de Santino Cirandeiro” realiza uma profunda pesquisa etnográfica e social, que culmina em um resgate inédito das histórias e obras do mestre cirandeiro. As pesquisadoras Cristiane Dias, doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), e Kárin Albuquerque, mestranda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lideram o trabalho sob a orientação do Professor Dr. Eduardo Januário, também da USP. O projeto revela a trajetória de Santino, explorando seus cadernos de composições e músicas gravadas, para evidenciar a criação e a importância de seu legado para a cultura pernambucana e a academia.
Neste sábado (23), no lar de idosos Casa Irmã Guerra, atual residência de Mestre Santino, de 84 anos, o projeto realizará a exibição dos vídeos produzidos acompanhada por uma roda de diálogo e um pocket show com cirandeiros do Coletivo de Cirandas de Pernambuco, entidade à qual o mestre é vinculado. Os vídeos contam com a participação de Maestro Belarmino (Sapatão), Mestre Barachinha, Mestre João Paulo, Mestre Valdecirio (Bejú), Mestre Zé Rufino, Nal Caboclo, Marcos Oião, Jaime Correia e o Prof. Carlos Sandroni.
Esta ação em Nazaré da Mata faz parte da contrapartida social do projeto, celebrando a trajetória de Santino com seus amigos, músicos, mestres de maracatu, pesquisadores e outros membros da comunidade.
Resgate Cultural e Reconhecimento Acadêmico
Além dos nove documentários de curta duração e nove podcasts, que estão sendo lançados amanhã em Nazaré e até o final de agosto nas plataformas de streaming e redes sociais, como Instagram, YouTube e Spotify, a pesquisa resultará em um artigo científico, atualmente em análise para publicação em uma revista de ciências sociais, trazendo visibilidade acadêmica às contribuições de Mestre Santino.
