Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Conversas Frutíferas tem lançamento no Cena Nordeste Festival

Livro foi escrito por Gilberto Clementino Neto e Clara Nogueira, com ilustrações de Kaká Leal e é um lançamento da CEPE Editora

Risos, brincadeiras, gargalhadas e o encanto das crianças foi o que se pôde ver durante o lançamento do livro “Conversas Frutíferas” de Gilberto Clementino Neto e Clara Nogueira, com ilustrações de Kaká Leal. O lançamento ocorreu no espaço da livraria Cepe Editora no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, durante Cena Nordeste Festival.

Gilberto e Clara são um casal, ele é doutor em Literatura e ela arquiteta por formação e artista plástica, os dois transformaram uma história que costumam contar aos seus filhos antes de dormir em romance infantil. Tudo começou contando a história para José, o primogênito do casal, e ele foi crescendo e a história se desenvolvendo até que Pilar, segunda filha, nasceu e passou a ouvir a mesma fábula.

“Essa história começou a ganhar forma quando José antes de dormir trazia uma fruta nova e eu tinha que trazer uma historinha de cada fruta pra ele conseguir dormir. Quando essa história tava redondinha, chamei Gilberto, que é escritor, pra dar ritmo”, disse Clara.

O livro conta a história de algumas frutas, com a personalidade que atribuímos a elas (como a tranquilidade do maracujá) e a partir disso conta sobre aceitação, autoestima e sobre como devemos entender o que temos de melhor. A obra mistura linguagens como poesia, prosa e rima.

“Eu escolhi escrever de uma maneira gostosa de contar essa história, com uma cadência legal, com um ritmo legal, mas que não ficasse presa a uma estrutura de rima. Fui sentindo prazer na escrita e percebendo o que funcionava”, conta Gilberto, que foi testando a história no convívio com os filhos.

O FESTIVAL – O Cena Nordeste é uma iniciativa artístico-cultural do Consórcio Nordeste que tem mobilizado toda a região e ao longo deste ano (2024) em encontros voltados para o intercâmbio cultural, para a promoção da produção popular, a formação de plateia da região e o incentivo à economia criativa. O projeto começou a ser planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Neste ano, o festival começou pela Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão e Piauí.

Em Pernambuco, o projeto é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Agência de Empreendimento de Pernambuco (Age), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE) e a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE). Além de contar com o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Ceará, Secretaria de Cultura do Piauí, Secretaria de Cultura da Paraíba, Secretaria de Cultura do Maranhão, Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoa e da Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte.

Depois da parada em Pernambuco, o Cena Nordeste Festival segue para Rio Grande do Norte (21 e 22 de setembro), Sergipe (11 e 12 de outubro), Ceará (16 e 17 de novembro) e Bahia (7 e 8 de dezembro).

SERVIÇO:
Cena Nordeste Festival
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa – Largo do Varadouro, S/N – Varadouro, Olinda.
Quando: 31 de agosto e 1º de setembro, das 9h às 22h.
Entrada gratuita

< voltar para Secretaria de Cultura