Convidado: Dedé Monteiro
Postado em: Literatura
Dedé Monteiro (José Rufino da Costa Neto) é poeta, nasceu Tabira – PE.
Escreveu seus primeiros versos aos 15 anos de idade, incentivado pela professora Enaide Vidal. Posteriormente, foi influenciado pelos folhetos de cordel (ouvidos na feira, lidos em casa ou cantados por seu pai na roça) e pelos cantadores repentistas como Pinto do Monteiro, Lourival Batista, Manoel Chudu, Canhotinho e muitos outros. Publicou três livros de poesia: RETALHOS DO PAJEÚ, em 1984, pela UFRPE, MAIS UM BAÚ DE RETALHOS, em 1995, pela UFPE e FIM DE FEIRA, em 2006, pela Editora Coqueiro. Escreveu também alguns cordéis, entre eles Tabira Cantada em Versos, A Vida de Sé Soares, Casamento Matuto.
Na condição de declamador ou membro de comissão julgadora, participou de muitos Congressos e Festivais de Violeiros, em Petrolina, Campina Grande, Monteiro, Água Branca, São José do Egito, Tuparetama, Itapetim, Salgueiro, Serra Talhada, Surubim, Caruaru, Olinda, Recife e outras cidades.
É membro da Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA) e participa de eventos culturais e literários locais, regionais e estaduais, enquanto prepara o seu quarto livro.
No CLISERTÃO Dedé Monteiro conduz a “Mesa de Glosas com poetas do Pajeú”. Com os poetas Alexandre Morais, Caio Menezes, Clécio Rimas, Dudu Morais, Genildo Santana, George Alves Gonga Monteiro e Zé Adalberta, dia 18/05, a partir das 18h.
