Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Convidado: Homero Fonseca

homero fonsecaJornalista e escritor, pernambucano de Bezerros. Tem publicados os seguintes livros: Roliúde – Romance – Rio, Editora Record, 2007. Pernambucânia – O Que Há nos Nomes das Nossas Cidades – Ensaio/ Toponímia – Recife, Cepe – Companhia Editora de Pernambuco, 2006/2007 (2ª edição). Pequeno Teatro da Vida – Crônicas – Recife, Editora Comunigraf, 2002. A Arte de Viver Teimosamente – Perfil biográfico do jornalista Mário Melo, Recife, Edição da Assembléia Legislativa de Pernambuco, 2001; A Vida É Fêmea – Contos – Recife, Editora Comunigraf, 2000. Viagem ao Planeta dos Boatos – Reportagem – Rio, Editora Record, 1996. Integrou a coletânea Recife Conta o Natal, com o conto Por volta da meia noite – Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2007.

Participou, como palestrante, debatedor ou lançando livros, das bienais, festivais e feiras de livros de São Paulo, Porto Alegre, Rio Branco, Maceió, Natal e Pernambuco e de eventos culturais do Itaú Cultural em São Paulo, da Secretaria de Cultura do Ceará, do Festival Aruanda em João Pessoa, do Festival A Letra e a Voz no Recife, do Festival Literário de Garanhuns, entre outros. Sob o pseudônimo de Zé de Arruda, publicou três folhetos de cordel, na década de 80, abordando política e futebol (A Catástrofe da Fonte Nova, O Filho de Satanás no Colégio Eleitoral e A Peleja de Maciel e Magalhães). Coordenador e apresentador do Sarau Plural, com Flávio Brayner e Sérgio Gusmão, que já levou como convidados especiais os escritores Raimundo Carrero, Cida Pedrosa, Ronaldo Correia de Brito, Fernando Monteiro e Luzilá Gonçalves, na Galeria Arte Plural – Recife, 2009. Coordenador de programação da V (2005) VI (2007), VII (2009) e VIII (2011) Bienais Internacionais do Livro de Pernambuco.

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, durante oito anos integrou a equipe da revista Continente Multicultural (editor-executivo, editor, diretor editorial e superintendente de edição). Também foi diretor de redação da Folha de Pernambuco, editor-chefe do Diario de Pernambuco, repórter das sucursais de O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil e repórter do Jornal do Commercio e Diário da Noite, do Recife.

No CLISERTÃO Homero Fonseca conversa com o ator João Ricardo, que interpreta o personagem Bibiu na peça Roliúde, inspirada no livro homônimo do jornalista.

< voltar para Literatura