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Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música estreia em Gravatá com clássicos do canto erudito

O sábado (23) marcou uma noite especial para Gravatá, cidade conhecida por sua forte tradição no jazz. Pela primeira vez, o Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) se apresentou no município, dentro do País da Música Instrumental, no polo localizado na Paróquia de Sant’Ana, trazendo ao público repertórios clássicos da ópera e do canto erudito.

Criado em 2012, o grupo nasceu com a proposta de fomentar o canto erudito dentro do CPM, mas logo ultrapassou as paredes do conservatório para se tornar referência em todo o estado. Hoje, o coro é formado por alunos, ex-alunos e professores da instituição, reunindo diferentes gerações em torno de uma mesma paixão pela música.

Atualmente regido pela cantora lírica Mônica Muniz, o coro levou a Gravatá diferentes vertentes do repertório erudito de coro (música sacra, ópera espanhola e clássicas), assim como a experiência de uma formação que dialoga com diferentes públicos.

Muniz destacou que a música é capaz de unir diferentes tradições e que, no fundo, não existem fronteiras rígidas entre estilos:

“Acho que não existe diferença entre música erudita e popular. Existe música boa, música que encanta. *A receptividade do público foi a melhor, muito além do esperado.”

Por fim, a maestrina reforçou a importância de iniciativas como o Festival:

“Iniciativas como essa do Festival Pernambuco Meu País devem ser repetidas, não só uma vez no ano, mas no verão, no inverno, na primavera… que a gente possa sair pelo Pernambuco afora levando cultura e arte para o nosso povo.”

Sobre o Festival Pernambuco Meu País

O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

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