Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

‘Corpo Político, Corpo-Mãe’ ganha lançamento no Cinema da Fundação do Derby, dentro do Programa de Educação e Acessibilidade

WhatsApp Image 2025-05-06 at 11.05.26

Depois da pré-estreia no Bar Super 8, o curta-metragem ‘Corpo Político, Corpo-Mãe’, um filme de Annìna Dias, em parceira com a Cora Produções, estreia nesta sexta-feira, 09 de maio, às 14h30, no Cinema da Fundação do Derby.

O curta doc-ficcional aborda o conflito de uma militante feminista que engravida duas vezes na clandestinidade, durante a Ditadura Militar. Ela se vê obrigada a deixar a sua primeira filha de dois anos com os avós e seguir grávida com o marido para o exílio em Paris.

“Lançar Corpo Político, Corpo-Mãe na Fundação Joaquim Nabuco é uma honra e motivo de muitas lembranças e alegrias. Além de cursos, exposições e filmes, que me fortaleceram culturalmente, frequento esta casa desde criança, quando funcionava a sede da Escola Técnica Federal de Pernambuco, onde minha mãe lecionava”. Viva o Cinema e a Educação! enaltece a cineasta Annìna Dias.

O público desta vez será formado em sua maioria por educadoras/es e estudantes das escolas públicas EREM Oliveira Lima e EREFEM Barbosa Lima, localizadas no estorno. Esta proposta de exibição de filmes com um público escolar faz parte do Programa de Educação e Acessibilidade do Cinema da Fundação, que oferta sessões semanais acessíveis para escolas, grupos de pessoas com deficiência e entidades do terceiro setor, acolhendo também pessoas neurodivergentes, pessoas idosas e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Toda semana, no primeiro horário da programação do cinema, é realizada uma atividade de cinema educativa e acessível, promovendo o acesso ao cinema, viabilizando discussões temáticas sobre os filmes e utilizando a acessibilidade como ferramenta de mediação. “Uma das sessões do mês é realizada à noite, mobilizando o público da Educação para Jovens e Adultos – EJA”, esclarece o Assessor de Acessibilidade do Cinema da Fundação, Thulio Rodrigues. Após a exibição haverá uma roda de diálogo, que será aberta pelo coordenador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim.

O filme contou com o financiamento público da Lei Paulo Gustavo / Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco / Ministério da Cultura do Brasil, a parceria da Cora Produções, apoios familiares e institucionais. O que permitiu mobilizar uma equipe de profissionais competentes e engajades, em sua maioria formada por mulheres afro, indígenas, cis e trans, do audiovisual pernambucano.

< voltar para home