Cortejo Brincantes de Pernambuco esquenta as ruas de Taquaritinga com cultura popular no Festival Pernambuco Meu País
Postado em: PE Meu País
A arte tomou de vez as ruas de Taquaritinga do Norte no fim de tarde desta sexta-feira (12), com toda a pluralidade e poder da cultura popular pernambucana, levada pelo Cortejo de Brincantes de Pernambuco. A caminhada de música e dança foi um dos destaques do primeiro dia do Festival Pernambuco Meu País, percorrendo as vias da cidade e encerrando em uma grande festa no País da Cultura Popular, grande polo de celebração das tradições artísticas pernambucanas
O Cortejo de Brincantes esquentou as ruas da cidade por onde passou, trazendo manifestações como o caboclinho, boi, o maracatu e o frevo. Participaram da caminhada o Boi Fantástico, Caboclinho União Sete Flexas, Grupo Afojubá Batuque, Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão e a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, Patrimônio Vivo de Pernambuco.
“Essa é a primeira vez do nosso grupo em Taquaritinga. Já estamos acostumados à apresentação em cortejo e para nós é maravilhoso estar contagiando o povo na rua com a nossa música”, declarou Rafael Alencar, instrumentista do grupo Afojubá. “Estar se apresentando fora da nossa cidade significa estar expandindo o nosso trabalho, e que as pessoas estão dando mais valor a ele”, complementou sua companheira de grupo, Maria Rossana.
A caminhada abre as portas para uma grande noite de celebração da cultura, em especial, do forró, no Palco Pernambuco Meu País. Por lá, subirão grandes nomes como Benil, As Januárias e Waldonys. O encerramento fica por conta de Dorgival Dantas, um dos maiores compositores do forró nas últimas décadas. O Festival Pernambuco Meu País segue até domingo em Taquaritinga do Norte. Já no próximo fim de semana, é a vez de Bezerros, que receberá atrações como Duda Beat, Joyce Alane, Almério, Paulo Miklos, Oswaldo Montenegro e Jorge Vercillo.
O Festival Pernambuco Meu País é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) em conjunto com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Contando ainda com apoios das prefeituras das oito cidades que receberão o evento, assim como das Secretarias de Meio Ambiente (Sema-PE), de Saúde (SES-PE), da Mulher (SecMulher-PE), de Defesa Social (SDS) e de Turismo (Setur-PE), além da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e também da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).