Cortejo Brincantes estreia nas ruas de Pesqueira com 11 grupos
Trajeto foi construído baseado nas principais vias do município
Postado em: PE Meu País
A estreia do Cortejo Brincantes em Pesqueira, que recebe o Festival Pernambuco Meu País até o próximo domingo (4), acontece na tarde desta sexta-feira (2), reunindo, ao todo, 11 grupos e suas respectivas tradições pelas principais vias do município.
Maracatu Leão da Fortaleza, Bloco Carnavalesco Mixto Lira da Noite, Os Caboclinhos dos Coités de Tracunhaém, Bloco Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira, Boi Maluco, Cambinda Velha de Pesqueira, Caboclinho Caetés de Camaragibe, Grêmio Recreativo Boi Pavão, Maracatu Águia Misteriosa, Maracatu Nação Camaleão e Maracatu Raízes do Sertão foram os responsáveis pela movimentação.
A viúva de Naná Vasconcelos (em memória), Patrícia Vasconcelos, fez questão de acompanhar o Cortejo Brincantes. Ele é um dos homenageados da primeira edição do Festival Pernambuco Meu País e completaria 80 anos nesta sexta-feira (2).
“Eu faço questão de acompanhar, porque Naná Vasconcelos trouxe o cortejo com maracatus. Eu quero mesmo é participar para celebrar o aniversário dele junto com o cortejo chegando ao palco hoje. A entrega das pessoas nesse momento me emociona bastante, não existe palco, porque ele está democratizado para todos no piso. Isso faz parte da cena e é muito importante para mim”, afirmou Patrícia.
Membro do Maracatu Leão da Fortaleza, Daniel Cabral do Nascimento, de 12 anos, estreará no Cortejo Brincantes e é com base na sua experiência carnavalesca que se mostra confiante para o novo desafio.
“Eu estou muito feliz em participar, já conhecia todo mundo. Eu já dancei no Carnaval também”, disse.
Quem também tem o compromisso desta sexta-feira (2) no Festival Pernambuco Meu País como uma novidade é Gabriel Victor, de 14 anos. “Está sendo muito bom. Eu não estou nervoso, mas é a minha primeira vez aqui. Tem que valorizar a cultura local. Vamos pra cima”, exaltou.
Estefane Vitória, de 14 anos, faz parte do mesmo grupo. Ela compartilha a importância da apresentação para a sua vida. “Eu espero que seja bom e com bastante alegria. Quero que dê tudo certo. Isso significa tudo para a minha vida”, frisou.
Com mais experiência, Fernanda Martins, de 35 anos, desfilou no Cortejo Brincantes pelo Maracatu Águia Misteriosa, de Nazaré da Mata, local que apresentou com bastante carinho. “A expectativa está sendo boa. Nazaré da Mata se destaca pela alegria, pela forma de se vestir e pela simpatia”, assegurou.
