Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Cortejo Brincantes toma as ruas de Arcoverde em noite de estreia do Festival Pernambuco Meu País na cidade

O desfile da cultura popular saiu da antiga Estação Ferroviária e encantou o público com diversas manifestações tradicionais

Silla Cadengue/Secult-PE/Fundarpe

Na noite desta sexta-feira (23), o Cortejo Brincantes levou a cultura popular pernambucana pela cidade de Arcoverde e encheu as ruas de música, cores e alegria. Não há como não se emocionar quando frevo, maracatu, boi e caboclinhos tomam as esquinas e fazem daquele cenário tão comum um ambiente de brincadeira e resistência.

Quem comandou a festa foram os batuques dos Maracatus Estrela Brilhante de Igarassu e Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, a Tribo Caboclinho Tupinambá, a Cavalhada Tamboril, o Clube Carnavalesco Vassourinhas de Olinda e o Boi Arco de Ouro de Arcoverde, representado a sua cidade.

Enquanto seguia os afazeres da semana e após buscar o filho na escola, Tatiana Fernandes, destacou a felicidade de se deparar com o encanto da cultura popular em sua cidade, principalmente fora dos ciclos festivos comuns. “É algo que acontece mais no São João. No Carnaval, às vezes. Mas, nesse estilo lindo que aconteceu agora, é a primeira vez,” pontuou.

O presidente e fundador do Boi Arco de Ouro, criado em 2001, Gean Alves compartilhou a alegria de colocar seu folguedo na rua: “estar aqui na nossa cidade, contemplando toda essa manifestação, pra mim é maravilhoso”. “A gente luta sempre para estar nesse tipo de festival, dentro desses tipos de apresentações”, concluiu, ao comentar sobre a experiência de estar com os demais grupos participantes do cortejo.

< voltar para home