Cortejo de Brincantes de Pernambuco agita a noite em Porto de Galinhas
Oito grupos desfilaram pelas ruas da vila e encantaram o público
Postado em: Carnaval
Depois de encantar as ladeiras de Olinda na abertura oficial do Carnaval de Pernambuco, o Cortejo de Brincantes de Pernambuco chegou a Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Litoral Sul do Estado, na noite desta sexta-feira (9). com oito representantes de diversas expressões culturais, como samba, caboclinho, coco, maracatu, afoxé e boi. A iniciativa é realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).
O Cortejo de Brincantes levou à famosa praia o Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba, Caboclinho Tapuia Canindé de Goiana, Boi Treloso do Recife, Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira (Patrimônio Vivo de Pernambuco), Afoxé Babá Orixalá Funfun, Urso Cangaçá de Água Fria, Pernas para Circular, a Tribo Indígena Carijós do Recife (Patrimônio Vivo), Mestra Cristina Andrade (Patrimônio Vivo) e Orquestra Raízes da Mata. O cortejo saiu da Alameda Luciano do Valle, seguiu pelo centro de Porto de Galinhas e terminou na Rua Beijupirá.
De Nazaré da Mata, o Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, o mais antigo do País, com 106 anos de existência, levou sua história e beleza para as ruas de Porto de Galinhas. Uma das integrantes da organização do Cambinda, Josineide Bezerra da Silva, que também é manicure, falou sobre a experiência de levar sua cultura para o Litoral Sul: “Esse cortejo foi maravilhoso. Estamos sentindo um pouquinho de como vai ser nosso Carnaval. É com muita alegria que saímos de Nazaré da Mata, a Terra do Maracatu, para fazer com que as pessoas conheçam e valorizem mais nossa cultura em outras cidades”, explicou.
A presidenta da Escola Gigante do Samba, Marize Felix, destaca a importância de desfilar em um destino internacional: “Geralmente a gente não consegue estar em outros municípios e ficamos só no nosso território. Essa possibilidade faz com que outras pessoas, outras comunidades, conheçam o Carnaval Multicultural de Pernambuco. Acho muito importante esse tipo de trabalho. Rdtou muito feliz com a gestão, com o acolhimento, com o cuidado em fornecer alimentação para o grupo. Estou me sentindo gratificada. Como aqui tem pessoas do mundo todo, a visibilidade vai ser muito grande: nas redes sociais, no corpo a corpo, o sorriso, o contato. É diferente”, relatou, empolgada, com a experiência.
O Cortejo Brincantes foi criado com objetivo de promover um intercâmbio entre diversas manifestações culturais carnavalescas de todo o Estado possibilitando que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas expressões da cultura e da folia pernambucana.
Confira os outros municípios por onde o Cortejo dos Brincantes vai passar:
Arcoverde
10 de fevereiro
Pesqueira
11 de fevereiro
Itamaracá
12 de fevereiro
Triunfo
12 de fevereiro
Bezerros
13 de fevereiro