Cultura, turismo, empreendedorismo e economia criativa de mãos dadas
Gestores da Secult-PE, Setur-PE, Fundarpe, Empetur e do Sebrae-PE reuniram-se nesta quarta-feira (15) visando novas parcerias
Postado em: Economia Criativa | Fundarpe | Secretaria de Cultura
Felipe Souto Maior/ Secult-PE

Gestores onversaram sobre o que as instituições podem fazer juntas para melhorar o ambiente de negócios para a cultura, o turismo e a economia criativa em Pernambuco
Cultura, turismo e empreendedorismo estão cada vez mais em sincronia. Sensíveis às demandas dos tempos atuais, as gestões das secretarias estaduais de Cultura e de Turismo & Lazer, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE) reuniram-se nesta quarta-feira (15) visando se aproximar para apresentar as diretrizes de cada instituição e poder construir um plano conjunto para os próximos quatro anos.
Considerado um novo ponto de partida, o secretário de Cultura, Silvério Pessoa, o secretário executivo de Cultura, Leo Salazar, a presidente Renata Borba (Fundarpe), o presidente Eduardo Loyo (Empetur), que representou o secretário Daniel Coelho (Setur) e o superintendente Murilo Guerra (Sebrae) conversaram sobre o que as instituições podem fazer juntas para melhorar o ambiente de negócios para a cultura, o turismo e a economia criativa em Pernambuco.
Silvério Pessoa avaliou o encontro como muito produtivo. “Primeiro, há uma reciprocidade de projetos, de essência de atuação, de cada instituição”, analisou. “Em um segundo momento, há esse acolhimento recíproco de novas diretorias, nova gestão. Isso é muito importante, esse estreitamento de laços de amizade, de colaboração. E há um terceiro ponto, que é a parceria entre projetos da Secult-PE e suporte do Sebrae-PE em todos os campos – técnicos, de fomentação, pedagógico, artístico. É uma instituição que está completamente paralela com as ideias de gestão que temos na Secult-PE e Fundarpe, como epicentro de parcerias”, salientou. “Com certeza, os projetos de gestão que projetamos têm o Sebrae-PE em 70% de todos eles. O caminho está aberto.”
“Essa primeira reunião com o Sebrae-PE foi muito importante”, enfatizou Renata Borba. “Primeiro porque já saíram alinhados, Cultura e Turismo, que é um eixo que nós prezamos nesta gestão: trabalhar sempre em parceria e criar caminhos, alternativas, para estabelecermos processos de formação e capacitação para os formadores de cultura; e agregar também a economia criativa, de formação, e viabilizar novos caminhos, novas alternativas, para difusão, promoção e fomento da cultura no Estado de Pernambuco.”
Para Murilo Guerra, houve uma convergência muito grande de ideias: “Precisamos trabalhar juntos. Pernambuco é um estado multicultural e com possibilidades enormes de turismo e de o Sebrae-PE desenvolver, junto com a Secretaria de Turismo e a Empetur, projetos que viabilizem o fluxo turístico, que aumentem e fundamentem a cultura e o Estado. O Sebrae-PE, na área de treinamento e capacitação, está junto certamente nesse novo projeto do governo do Estado”. Ainda para Guerra, o artista é o artista, mas, fora do palco, ele tem o empresário, ou ele tem que ser o empresário, viabilizar-se. “Todos estamos muito envolvidos e empolgados com esse novo projeto e vamos executá-lo da melhor forma”, projetou.