Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Curso gratuito sobre gastronomia e saúde integral para mulheres

Conhecimentos Tradicionais e Práticas de Autocuidado

Card_Geral

Com recursos do Fundo Pernambuco de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), o projeto “Nutrindo a Matriz: Alimentação Consciente” tem o objetivo de capacitar mulheres para mediarem processos formativos em suas comunidades, promovendo a valorização de práticas e conhecimentos sobre saúde integral.

Após edições virtuais, realizadas com apoio da LPG e Funcultura em 2024, a  ação circula por quatro cidades das diferentes regiões de Pernambuco, com o incentivo do Funcultura 2023/2024 (Linguagem: Gastronomia; Linha de Ação: Formação), com  programação  gratuita  durante o mês de agosto de 2025.

Vale destacar que o projeto é voltado exclusivamente para mulheres indígenas, negras, quilombolas, camponesas e em situações de vulnerabilidade social, acontecendo em seus territórios. O processo formativo acontecerá no Sítio Ágatha (Tracunhaém, Zona da Mata), no Assentamento Boa Vista (Limoeiro, Agreste), na Aldeia Malhador do povo Kapinawá (Buíque, Sertão) e na sede da ONG Macassar (Olinda, RM do Recife), realizado em parceria com mulheres e organizações destas populações/iniciativas/localidades. Com um limite de 20 participantes por encontro, serão disponibilizadas 15 vagas para mulheres de cada comunidade e 5 para mulheres de outras localidades, mediante inscrição online.

A ação contribui no resgate, defesa e salvaguarda das manifestações culturais alimentares, mediante o compartilhamento de pesquisas e práticas que concretizam um diálogo entre saberes científicos e tradicionais, tendo como foco prioritário a produção de conhecimentos sobre atividades relacionadas às práticas que garantem a sobrevivência dos cultivos. Nesse sentido, se propõe a resgatar espécies de alimentos perdidas com a lógica produtiva da indústria alimentar, além de estimular a autonomia destas mulheres e enfatizar a importância da alimentação como prática de cuidados com a saúde coletiva em suas comunidades e povos. A programação inclui rodas de conversa entre as participantes e ministrantes, além de produção alimentícia voltada à experimentação de receitas e degustação ao final de cada encontro.

A ação atua em prol da descentralização da cultura para o interior do estado, por meio de um processo em formato presencial e, com a mediação de uma equipe de intérpretes de libras, ampliará a fruição e acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva das localidades, de maneira inédita, no que se refere a projetos culturais na área da Gastronomia. Uma das ideias junto a estas mulheres é a formação de multiplicadoras para compartilharem estes saberes, fazeres, técnicas e metodologias com grupos de mulheres como elas.

De acordo com a Coordenadora do projeto, Liv Monteiro, “O projeto torna-se importante e necessário por incentivar modos de produção e consumo que respeitam a biodiversidade sociocultural, por engajar-se, através de suas práticas, nas lutas e na resistência dos povos tradicionais e grupos sociais em situação de vulnerabilidade, reivindicando o reconhecimento de suas identidades e culturas; e, por acreditar e defender modos de vida que promovem a emancipação alimentar dos indivíduos e, em especial, das mulheres.”

SERVIÇO:

CURSO:  ”Gastronomia e Saúde integral das Mulheres: Conhecimentos Tradicionais e Práticas de Autocuidado”

PERÍODO: Agosto de 2025

“Agricultura afroecológica e as experiências gastronômicas”, com Laura Santos

DATA: 07/08

LOCAL: Sítio Agatha – Tracunhaém/PE

 “Soberania e Segurança Alimentar para mulheres do campo”, com Rose Freitas

DATA:16/08

LOCAL: Assentamento Boa Vista – Limoeiro/PE

“Saúde da Mulher Indígena, Autonomia e Emancipação Alimentar”, com Socorro Kapinawá

DATA:20/08

LOCAL:Aldeia Malhador – Buíque/PE

“Gastronomia e Alimentos para a Saúde da Mulher” com Bárbara Oliveira Antunes  e Liv Monteiro

DATA:30/08

LOCAL: ONG Macassar – Olinda/PE

FICHA TÉCNICA:

Coordenação e Produção geral: Liv Monteiro

Produção Executiva: Alexandre Gomes

Assistente de Produção: Bárbara de Melo

Ministrantes: Laura Santos, Rose Freitas, Socorro Kapinawá, Bárbara Antunes e Liv Monteiro

Intérpretes de libras: Patrícia Albuquerque e Mayara Miranda

Designer gráfico: Nathalia Queiroz

Realização: Roda EuMulher

Apoio: ELMP/PE, ONG Macassar, Associação Sítio Agatha, Escola Estadual Indígena Saturnino Vieira de Melo, Associação de Trabalhadores Rurais do Assentamento Boa Vista e Coletivo de Mulheres Indígenas Coletoras e Produtoras da Caatinga

Incentivo: Funcultura , Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco

< voltar para Funcultura