Curta financiado pela Lei Aldir Blanc participa do Festival de Audiovisual da América Latina
Postado em: Audiovisual | Cultura popular e artesanato | Lei Aldir Blanc
Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o curta-metragem “Cabocolino” vai participar da mostra competitiva “Fala, São Chico”, que integra a programação do Festival de Audiovisual da América Latina, programado para acontecer no período de 25 a 28 de maio de 2022, na cidade de São Francisco do Sul (SC).
Dirigido por João Marcelo, o filme é um documentário de 15 minutos, que retrata a vida do “Seu João de Cordeira”, um personagem trafega com desenvoltura em assuntos afetos a ancestralidade, a ecologia, ao meio ambiente, ao homem e seu habitat, sua crença e seus valores, numa narrativa carregada de sonhos, sons, cores, movimentos e dança.
Agricultor aposentado de 78 anos, que na dança, ainda faz suas acrobacias como uma criança. O artista popular luta para manter viva a tradição do Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia em João Alfredo PE, agreste pernambucano.
O filme aborda ainda a importância da preservação da cultura e do bloco nos folguedos carnavalescos. Uma tradição que vem passando por várias gerações. Confira o trailer abaixo: