Curta na Serra abre inscrições para Oficina de Interpretação
Além de exibições de filmes de todo o Brasil, 5ª edição do Festival de Cinema ao Ar Livre promove atividades de formação gratuitas, em Bezerros, no Agreste pernambucano
Postado em: Audiovisual
O Festival Curta na Serra anuncia a realização da oficina Atuar-Ser: Oficina de Interpretação para Cinema. Ministrada pela atriz, diretora e pesquisadora Mayara Millane, a atividade oferece oportunidade para pessoas interessadas no mundo da interpretação cinematográfica. Com inscrições gratuitas e abertas a todo o público, a oficina é realizada de 21 a 23 de setembro, das 19h às 22h, no Centro Municipal de Atentção Integrada à Criança e ao Adolescente (Cemaic), em Bezerros. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 por meio de formulário online.
Por meio de técnicas de sensibilização e treinamento energético os participantes têm a chance de explorar o processo de criação de personagens para o cinema. A experiência é direcionada especificamente para a linguagem audiovisual, em que a câmera desempenha um papel crucial na comunicação. Além da prática, a oficina inclui um aprofundamento teórico baseado nos principais conceitos desenvolvidos por Lee Strasberg e Sanford Meisner, ícones que revolucionaram a interpretação do ator no contexto cinematográfico.
Mayara Millane é atriz, diretora e pesquisadora da cena e do audiovisual. Possui graduação em teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e formação técnica em artes dramáticas pela Escola de Teatro Martins Pena (Rio de Janeiro). E ainda tem formação livre em diversos cursos nas áreas de atuação, dramaturgia, palhaçaria, performance e roteiro realizados em instituições como Lume Teatro, SP Escola de Teatro, Théâtre du Soleil e Roteiraria.
Como atriz e diretora, integrou diversos espetáculos, equipes de curtas e longas-metragens e séries de TV. Em 2018, seu filme Deusa, que reúne alguns de seus principais interesses de pesquisa (dramaturgias da memória, do feminino e cinema experimental), foi premiado no FestCine PE (Melhor Filme Experimental) e no Festival de Cinema de Caruaru (Melhor Atriz). Atuou nos longas Curral, de Marcelo Brennand, e Solidões, de Oswaldo Montenegro; na minissérie Justiça, de José Luiz Villamarim; e na série de comédia para TV Os Ovos da Raposa, de Valdir Oliveira, além de outros curtas e videoclipes.
No audiovisual também possui experiência como assistente de direção, diretora, roteirista, locutora e apresentadora. Desde 2022 compõe o Grupo de Pesquisa Kanaranê, coordenado pelo ator e pesquisador Carlos Simioni (Lume Teatro). Atualmente está finalizando a peça-filme Aguda, contemplada no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), faz a formação de roteiristas na Roteiraria e é mestranda do PPG em Artes das Cena/Unicamp.
Serviço
Atuar-Ser: Oficina de Atuação Para Cinema (9h/aula), com Mayara Millane - de 21 a 23/9, das 19h às 22h, no Centro Municipal de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Cemaic), em Bezerros (PE). Inscrições: gratuitas, de 14 a 18/9, neste link
