Detentores e instituições dão início à revisão e atualização do Plano de Salvaguarda do Frevo
Encontros acontecem nos dias 13, 14, 20 e 21 de novembro, sempre às 14h, na sede do Iphan, no Bairro de São José, no Recife
Postado em:
Começa neste mês de novembro o ciclo de escutas envolvendo a comunidade de detentores do frevo para revisão do Plano de Salvaguarda e para a composição da nova formação do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo. As ações fazem parte das atividades do 4º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo – Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade, que terá culminância em fevereiro de 2024.
O encontro acontece em parceria com a Superintendência do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco e com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que realizam a relatoria e sistematização das escutas. Conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Secretaria de Cultura do Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), do Paço do Frevo e Instituto Brasileiro do Frevo.
Durante as escutas são revisados os eixos estratégicos do Plano de Salvaguarda, publicado em 2012, abordando necessidades dos segmentos da música, da dança e das agremiações carnavalescas do universo do frevo (blocos, troças, clubes, clubes de boneco, etc.). Os encontros acontecem nos dias 13, 14, 20 e 21 de novembro, sempre às 14h, na sede do Iphan, no Bairro de São José, no Recife.
Podem participar passistas, professores de dança, maestros, músicos, coralistas, compositores, arranjadores, intérpretes, cantores, lideranças de agremiações, porta-estandartes, flabelistas, bonequeiros, artesões de confecção de fantasias e adereços do frevo, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados na preservação das tradições do frevo. Para participar é necessário realizar inscrição prévia por meio do formulário.
VIVÊNCIAS – Ainda neste mês de novembro acontece o ciclo de vivências Uma Vida no Passo, promovido pelo Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, com o foco na dança, com participação dos mestres Tonho das Olindas (Frevo, Capoeira Passo) e Wilson Aguiar (Brincantes das Ladeiras) e as mestras Landinha e Zenaide Bezerra (Patrimônio Vivo do Recife). As oficinas acontecem no Pátio de São Pedro e no Clube das Pás, no Recife.
COMITÊ – O Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo é formado voluntariamente por representantes de segmentos representativos do Frevo como os clubes de boneco, clubes de frevo, troças de frevo, blocos de pau e corda, orquestras de frevo, passistas e pesquisadores que estudam e analisam a história e atualizações desse bem cultural.
Integram ainda o comitê instituições ligadas à pesquisa e gestão do patrimônio cultural como a Secult-PE e a Fundarpe, instituições que apoiam a realização do encontro, bem como Iphan, Secretaria de Cultura do Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Paço do Frevo e Instituto Brasileiro do Frevo.
Em 2007, o frevo recebeu do Iphan o título de Patrimônio Imaterial do Brasil. Em 2011 recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
DOCUMENTO – O Plano de Salvaguarda do Frevo é o documento elaborado em 2012 que reuniu as ações a serem realizadas para a sustentabilidade do frevo tendo em vista sete eixos: criação de espaços do frevo, documentação, transmissão e informação, divulgação, apoio às agremiações, legislação e economia da cultura. Serve como guia para aplicação de políticas públicas específicas para os segmentos do frevo e é monitorado diretamente pelo Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo.
Escutas do 4º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo:
13/11 – escuta do segmento de agremiações
14/11 – escuta do segmento de agremiações
20/11 – escuta do segmento de dança
21/11 – escuta do segmento de música
Horário: 14h às 18h
Local: Superintendência do Iphan em Pernambuco (Rua Padre Floriano Peixoto, s/nº, São José, Recife – ao lado da Estação Central Capiba/Museu do Trem)
