Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Documentário do 1º Festival Sertão a Dentro é lançado no YouTube

Curta-metragem é um recorte do evento de cancioneiro popular que ocorreu em 2022, no município de Serra Talhada, com incentivo do Funcultura

Kaká Bezerra/Divulgação

Kaká Bezerra/Divulgação

A equipe do do 1º Festival Sertão a Dentro

Cátia de França, Reinivaldo Pinheiro, Agda, Cantoria Crua e outros artistas estão presentes no documentário do 1º Festival Sertão a Dentro, que acaba de ser lançado no YouTube. O curta-metragem é um recorte do evento realizado em novembro de 2022, no município de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, berço da poesia e do cancioneiro popular.
O Festival Sertão a Dentro é uma realização da Epahey Produções Culturais, Boi Luzeiro Produções, Retina Digital e Instituto Socioambiental da Serra Grande e recebe incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Governo de Pernambuco.
Assim como o Festival o documentário também tem como objetivo fortalecer a cultura dos cantadores criando a oportunidade de resgate da ancestralidade dessa manifestação popular e ajudando na preservação da memória cultural do Sertão.
Os 45 minutos do vídeo trazem recortes da programação do festival, como imagens da Vivência, realizada no Instituto Serra Grande; da Cantoria, feita na Concha Acústica; e da oficina Canções do Sertão: Poesia e Memória, executada na Escola Municipal Imaculada Conceição, além de relatos dos músicos e poetas que participaram dos três dias de evento.
De acordo com a cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana Cátia de França, estar em Serra Talhada pela primeira vez foi uma experiência inesquecível. “O melhor presente da minha vida foi ter vindo e conhecido, porque eu sempre andei pela região, mas nunca vim por aqui. Acho que de agora em diante o caminho vai ser esse: quando eu quiser me abastecer, me renovar, me fortalecer é em Serra Talhada”, afirma.
Além da paraibana, participam do documentário PC Silva, Marcello Rangel, Agda, Dayane Rocha, Reinivaldo Pinheiro e a trinca de cantadores agrestinos da Cantoria Crua: Neto Sales, Adalberto e João Euzé.
A obra ainda faz uma homenagem a três artistas: o cantor, compositor e ator Jr. Black, o poeta performático Miró da Muribeca e o artista, escritor e produtor cultural indígena da etnia makuxi Jaider Esbell.
Confira o documentário completo no YouTube.

< voltar para Audiovisual