Documentário sobre luta indígena ganha sessão especial em Camaragibe
O premiado longa 'Martírio' contou com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura
Postado em: Audiovisual | Funcultura
Inserido na programação do Domingo na Vila, o filme Martírio, dirigido por Vincent Carelli em parceria com Ernesto de Carvalho e Tita Soares, será exibido gratuitamente às 16h deste domingo (26), no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro (Camaragibe).
A obra, que contou com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, é um relato forte da violência sofrida pela etnia Guarani-Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil e que habita as terras do centro-oeste brasileiro. O conflito constante com as forças de repressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais é evidenciado. Logo após será realizado um debate com os presentes acerca das problemáticas levantadas no filme acerca da demarcação das terras e do extermínio dos povos indígenas.
Lançado no Brasil em abril de 2017, o documentário é vencedor de diversas premiações: Melhor Filme do Júri Popular e Prêmio Especial do Júri no 49º Festival de Brasília; Melhor Documentário na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; Prêmio de Melhor Filme no IX Janela Internacional de Cinema do Recife e Melhor Longa-Metragem Latino-Americano no 31º Festival Internacional De Cine De Mar Del Plata, entre outras.
Como o próprio nome indica, Camaragibe, a terra dos camarás, possui forte influência indígena em sua história. Por volta do século XV, o território do município era ocupado de forma predominante por uma população ameríndia, que se distribuía em pequenas aldeias. A sessão gratuita será uma oportunidade de refletir sobre esses estreitos laços históricos encarados pelos povos tradicionais.
Serviço:
Domingo na Vila – Cineclube Bianor apresenta “Martírio”
Data: Domingo – 26 de novembro – 16h
Local: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro – Av. Dr. Pierre Collier, 440, Vila da Fábrica – Camaragibe
Classificação Livre
Entrada gratuita
Apoio: Taturana Mobi
Mais informações AQUI