Domingo é dia do Sarau da Independência!
Em sua 16ª edição, evento reúne, no Mercado da Boa Vista, músicos e poetas, num dia inteiro de celebração à cultura
Postado em: Literatura | Música
por Leonardo Vila Nova
Reduto boêmio e poético do Recife, o Mercado da Boa Vista tornou-se trincheira de resistência cultural de uma geração de artistas que, desde os anos 1980, vem reverberando seus versos e sons pela cidade. Um dos frutos dessa movimentação é o Sarau da Independência, que acontece no próximo domingo (7), a partir das 11h, reunindo um verdadeiro panteão de músicos, poetas e demais artistas para um dia inteiro de programação, que envolve o público num verdadeiro clima de celebração. Esse ano, as atrações são Os Caetanos, Mexidinho, Vôte! O que é isso?, Helton Moura, Ivan Gadelha, Dudé Levino, Tales Ribeiro, Sevy Nascimento, Zé Lasca Vara, além de diversos poetas, que se revezam no microfone, promovendo um verdadeiro sarau. O Sarau da Independência conta com apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, por meio da Fundarpe.
Literatura de cordel, poesia urbana, rock’n'roll, maracatu, forró, reggae, coco, poesia clássica. Tudo cabe no balaio cultural do Sarau da Independência. A história começou no dia 5 setembro de 1999, numa despretensiosa reunião de amigos para celebrar o aniversário do poeta e agitador cultural Ednaldo Possas, organizador do Sarau. “Como eu tinha muitos amigos músicos, poetas e eles não caberiam na minha casa, resolvi fazer meu aniversário no Mercado da Boa Vista. Botei umas bebidas, cervejas, pernil de porco, de carneiro, mais um quarto de bode e fizemos a farra lá“, relembra Ednaldo. Na ocasião, estavam presentes poetas emblemáticos do Recife, como Erickson Luna, Valmir Jordão, Chico Espinhara, além dos músicos Públius, Clayton Barros, entre outros.
A farra foi tão boa que, a pedidos, Ednaldo resolveu repetir a dose, no ano seguinte. Daí, o evento começou a ganhar uma grande repercussão e se tornou popular, atraindo muita gente além do seu círculo de amizades. “A coisa foi ficando grande, vinha muita gente de fora, que eu nem conhecia. Então vi que não fazia mais sentido ser meu aniversário, e sim um evento para todo o público. E aí virou o Sarau da Independência, sendo realizado, anualmente, sempre no dia 7 de setembro“, explica. O sucesso foi total e o evento passou a fazer parte do calendário cultural do Recife. Em algumas edições, o sarau chegou a atrair mais de mil pessoas para o Mercado da Boa Vista.
Para Ednaldo, uma série de fatores contribui para o sucesso do evento, que é realizado a partir da sua garra em promover uma grande celebração cultural e confraternização entre as pessoas. “O Sarau é um evento que traz boas atrações. Além de música e poesia, já tivemos, em algumas edições, exibição de filmes, teatro, mamulengo. Ou seja, é algo bem diversificado, onde você vai do rock ao maracatu, com poesia, forró, coco. E tudo isso gratuito, num lugar onde as pessoas podem se encontrar, comer, beber, conversar e curtir algo bacana”, pontua.
SERVIÇO
Sarau da Independência
Domingo (7), a partir das 11h
Mercado da Boa Vista (Rua Santa Cruz, s/n, Boa Vista – Recife/PE)
Atrações: Os Caetanos, Mexidinho, Vôte! O que é isso?, Helton Moura, Ivan Gadelha, Dudé Levino, Tales Ribeiro, Sevy Nascimento, Zé Lasca Vara, além de diversos poetas

