Dores, revoltas e celebrações do povo preto: espetáculo “Revinda” chega a Olinda neste sábado (18)
Com incentivo do Funcultura, ação gratuita e ao ar livre reúne dança, música, artes visuais e poesia, além de incluir a participação de artistas locais da cidade
Postado em: Espaços culturais | Funcultura | Fundarpe | Secretaria de Cultura
No próximo sábado (18), o espetáculo “Revinda” desembarca em Olinda para uma apresentação única, gratuita e ao ar livre, na Praça Laura Nigro, localizada no sítio histórico da cidade. Contemplado pelo Funcultura, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o evento começa com uma oficina de frevo às 16h, conduzida por Mestre Wilson e Mestra Francis, e segue com o espetáculo principal às 17h30, culminando com um bate-papo com os artistas.
Criado por Rebeca Gondim e Maria Agrelli, o projeto é um grito cênico que mescla dança, música, artes visuais, poesia e Libras, para expressar as dores, revoltas e celebrações do povo preto e periférico. “Revinda” é, ao mesmo tempo, denúncia, memória e resistência – com performances que evocam ancestralidade, luta e vida.
A apresentação em Olinda contará com a participação de artistas locais, como Paloma Granjeiro, Mayara Ferreira, Neris Rodrigues, além da dupla do frevo Brincantes das Ladeiras, referência da cultura popular na cidade. O espetáculo é conduzido pela dançarina Rebeca Gondim, que atua também como mestra de cerimônia.

Criado por Rebeca Gondim e Maria Agrelli, “Revinda” é um grito cênico que mescla dança, música, artes visuais, poesia e Libras, para expressar as dores, revoltas e celebrações do povo preto e periférico I Foto: Filipe Gondim/Divulgação
Além do elenco fixo – que inclui o DJ Phino e Bárbara Regina (percussão), Joselma Santos (Corporeolibras) e João Guilherme de Paula (criação de luz) – a apresentação se articula com artistas de cada território por onde passa, ampliando as vozes e os corpos em cena.
Itinerância
“Revinda” já percorreu seis bairros do Recife e segue agora para Camaragibe (1º/11), Caruaru (8/11), Triunfo (21/11) e Arcoverde (23/11). A escolha dos locais não é aleatória: segue vínculos afetivos e políticos, valorizando artistas e coletivos que atuam na resistência cultural e na luta por direitos humanos.
Origem
O espetáculo surgiu a partir da performance “Terezinha”, criada por Rebeca Gondim em homenagem a Tereza Maria de Jesus, mãe de um menino de 10 anos assassinado pela polícia enquanto brincava no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O solo de dez minutos cresceu e se transformou num espetáculo de 50 minutos que agrega diferentes expressões artísticas, corpos e territórios.
> Serviço:
Espetáculo “Revinda” em Olinda
Sábado (18.10)
Onde: Praça Laura Nigro – Sítio Histórico de Olinda
Horários:
> 16h – Oficina de frevo com Brincantes das Ladeiras
> 17h30 – Espetáculo “Revinda”
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
++ Mais informações: @rebecagondim__
