Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Duo de Henrique Albino e Surama Ramos lança seu primeiro single

A dupla de músicos pernambucanos disponibilizou "Doravante Dora", que faz parte do álbum “SH”, em todas as plataformas de streaming

Foto: Luara Olívia

Foto: Luara Olívia

Os músicos pernambucanos Henrique Albino e Surama Ramos vão lançar seu primeiro álbum em conjunto neste ano. O trabalho ganhou o título de “SH” não só por trazer as iniciais dos artistas que assinam o projeto, mas também porque a sigla sugere o silêncio de um longo período sem lançar nada, em que a dupla desenvolveu o disco.

Para dar uma pista do que vem pela frente, o primeiro single do trabalho é a música “Doravante Dora”, que foi lançada em todas as plataformas de streaming nesta segunda-feira (27/05).

A composição é uma resposta à canção “Dora”, de Dorival Caymmi e Ary Barroso, que se passa no Recife e retrata o amor do cantor por uma brincante do frevo e do maracatu. Em “Doravante Dora”, a personagem reaparece como uma agente da folia que contribui para a continuidade da festa, simbolizando a resistência da cultura popular. A letra foi feita para a música já composta por Henrique Albino e pelo baterista e flautista barroco Asiel Tavares, em 2012. A letra é do jornalista Julio Moura (autor da biografia de Alceu Valença, intitulada “Pelas Ruas que Andei”).

Dois nomes de destaque na cena de música contemporânea pernambucana, Henrique Albino e Surama Ramos vem chamando atenção de plateias do Brasil todo não só pelos seus projetos autorais, mas também pelas suas participações especiais em shows de artistas como Hermeto Pascoal, Amaro Freitas e Guilherme Kastrup, contando com uma turnê conjunta pela Europa com esse último, em 2016. A trajetória individual de cada um também revela a consistência e relevância dos seus trabalhos.

Albino vem sendo aclamado pela sua genialidade melódica e instrumental em trabalhos como seu álbum solo “Música Tronxa”, de 2021, além da composição de arranjos e gravações para artistas como Elza Soares, Elba Ramalho, Lenine, SpokFrevo Orquestra, Lia de Itamaracá e Amaro Freitas, pianista pernambucano que também participa do “SH”.

Surama, por sua vez, é vocalista da Orquestra Contemporânea de Olinda e ex-Voz Nagô, grupo que era liderado por Naná Vasconcelos, acumulando uma vasta experiência como cantora popular e lírica.”Nessa música, a voz está sendo trabalhada em inúmeras camadas, assim como em outras faixas do álbum. Eu e Henrique somos dois artistas de vivências musicais diferentes: eu sou o lado mais pop e ele é o mais experimental. Com o tempo, a gente entendeu que a grande característica do ‘SH’ é mostrar que essas duas bagagens podem se equilibrar num único álbum”, avalia ela sobre o álbum, que conta com incentivo do FUNCULTURA.

< voltar para Funcultura