Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Eddie celebra 30 anos de história no Palco Pop e arrebata público com repertório de clássicos

Banda olindense fechou a noite pernambucana que contou ainda com Igor Carvalho e André Macambira. No primeiro dia da Plataforma FIG, espaço criado para debater o mercado de produção cultural pernambucano

Três décadas de história da banda Eddie subiram ao Palco Pop, nesta última quinta-feira (25), atraindo um público que estava em busca de clássicos – e que foi atendido. A apresentação em celebração dos 30 anos do grupo cuja trajetória ajuda a contar o desenrolar da cena musical do Recife fechou a noite de música pernambucana no palco. Antes dos olindenses, se apresentaram Igor de Carvalho e André Macambira. No Palco Dominguinhos, Tony Garrido e Fafá de Belém fizeram a praça ferver, apesar da chuva. E na Plataforma FIG, o debate em torno da integração com a América Latina contou com nomes de peso da produção cultural.

“Que privilégio comemorar aqui os 30 anos de estrada. Viva o FIG!”, afirmou Fabio Trummer, o vocalista da Banda Eddie. A plateia ficou firme debaixo de chuva e cantou junto cada música do repertório. Após o Eddie, o Palco Pop se transformou em Palco Forró com Nathalya Viana, Bia Marinho e Josildo Sá.

Cantar junto também foi fácil para o público do Palco Dominguinhos que assistiu ao show de Tony Garrido, que fez uma apresentação com banda e DJ, com pegada rock e eletrônica ao mesmo tempo. Animado, ele desceu do palco e fez a festa dos fãs que estavam próximos à grade de proteção. “É uma felicidade imensa estar aqui. Este é um festival lindo, público maravilhoso. De verdade, é um lugar que eu pedi muito à minha equipe para ter oportunidade de tocar de novo, porque eu sou apaixonado pelo festival de inverno de Garanhuns”, revelou.

Quem esperou até o último show viu a apresentação de Fafá de Belém acompanhada das guitarradas do Pará. “A gente montou algo especial para este ano. No lugar de duas guitarras, são quatro guitarras e um repertório maior, abraçando meus 45 anos de carreira. Meu maior prêmio é esta praça lotada e as pessoas cantando com a gente”, disse a cantora. Celino Melo abriu a noite no Dominguinhos, que teve ainda Claudio Rabeca e convidados lançando o álbum Rabeca Brasileira.

PLATAFORMA FIG
O primeiro dia da terceira edição da Plataforma FIG, espaço de debate a respeito da produção cultural pernambucana, teve como tema Derrubando Fronteiras. Mayra Rizzo, diretora do Conexão Latina e Sócia cofundadora do Cineclube Latino-Americano, Paula Rivera, presidenta do Instituto Nacional de Música da Argentina), e Gabriel Murilo, do Música Mundo, discutiram sobre os desafios para integrar o mercado latino-americano. O mediador foi Gutie, produtor do Festival Rec Beat.

< voltar para Festival de Inverno