Edital Museu e Memória Social da Lei Paulo Gustavo é divulgado pela Secult-PE
Postado em: Lei Paulo Gustavo
A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) torna público a abertura do processo de seleção de propostas apresentadas por museus e museus comunitários com a finalidade de fomentar a aquisição de bens e/ou serviços culturais, a requalificação e/ou produção e execução de exposição temporária/itinerante (presenciais e/ou on-line).
As inscrições estarão abertas no período de 25 de agosto a 6 de setembro de 2023, exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1042). O regulamento e seus anexos podem ser conferidos aqui. Para mais informações sobre o edital, clique aqui.
Constitui objeto deste edital a seleção de propostas para o repasse de recursos financeiros para aquisição de bens e/ou serviços culturais ou requalificação e/ou produção e execução de exposição temporária/itinerante (presenciais e/ou on-line), para museus e museus comunitários, visando promover o desenvolvimento, difusão e qualificação desses espaços mantidos por pessoas físicas ou jurídicas, sediados em Pernambuco.
Para fins deste edital, considera-se:
Museus: “Instituições permanentes, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade, que pesquisam, colecionam, conservam, interpretam e expõem o patrimônio material e imaterial. Os museus, abertos ao público, acessíveis e inclusivos, fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Atuam e se comunicam de 2 forma ética, profissional e com a participação das comunidades, oferecendo experiências variadas de educação, entretenimento, reflexão e compartilhamento de conhecimento” (Nova definição de museu instituída pelo Conselho Internacional de Museu – Icom, 2022).
Museus Comunitários: Equipamentos, espaços e iniciativas autônomas de memória (que não sejam mantidos ou administrados pelo poder público), organizados e desenvolvidos por pessoas físicas, grupos/coletivos ou entidades culturais sem fins lucrativos, que promovam o reconhecimento e a valorização da cultura por meio da realização de ações de memória social e patrimônio como ferramentas para impulsionar o desenvolvimento de populações locais e suas respectivas comunidades/territórios.
Este edital atende às diretrizes do Plano Estadual de Cultura, na Ação Estratégica 68, do Objetivo Estratégico 3.3., Eixo 3.
O valor total disponível para seleção de propostas deste edital é de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), a ser distribuído em duas categorias e em faixas de valores, conforme abaixo discriminadas
