Editora de livros artesanais abre ateliê e convida leitores a montarem suas obras
Mariposa Cartonera promove atividade nesta quarta (26), a partir das 14h, na Casa Astral (Poço da Panela)
Postado em: Literatura
Julia Izumino/Divulgação

Proposta do evento é abrir as portas da editora para que os interessados possam conhecer um pouco da confecção de livros artesanais e se aproximar da literatura
Conhecida em todo o Brasil pelo seu trabalho com livros cartoneros (feitos artesanalmente com papelão reutilizado), a editora Mariposa Cartonera vai realizar nesta quarta-feira (26) uma espécie de ateliê aberto. A ideia é abrir as portas da editora para que os interessados possam conhecer um pouco da confecção de livros artesanais e se aproximar da literatura feita por autores ligados ao movimento. O evento terá início às 14h na Casa Astral (Poço da Panela/Recife) e é gratuito.
A proposta de livros cartoneros tem o objetivo de aliar sustentabilidade, comércio justo e economia solidária, ao mesmo tempo em que oferece alternativas viáveis de publicação para autores independente. Além disso, o trabalho artesanal também cativa por trabalhar com livros únicos, seguindo um dos slogans do movimento que diz que ‘nenhuma capa é igual’.
Julia Izumino/Divulgação

O coletivo artístico-editorial Mariposa Cartonera foi fundada em 2013 e conta com um catálogo com mais de 30 obras
De acordo com Wellington de Melo, um dos responsáveis pelo coletivo, o evento faz parte da celebração da Semana Mundial do Livro e é uma prática muito comum entre os cartoneros. “É uma oportunidade dos leitores terem um primeiro contato com esse tipo de produção e aprenderem noções básicas de encadernação cartonera”, esclarece o escritor. Na ocasião, o público também poderá adquirir livros do catálogo da Mariposa Cartonera e de outras editoras.
Fundado em 2013, o coletivo artístico-editorial Mariposa Cartonera vem difundindo a literatura por meio de suas publicações – um catálogo com mais de 30 obras – e oficinas em todo o país, que ajudaram a criar outros núcleos editorias em comunidades e instituições de ensino. Através desta editora, já foram publicaram autores como José Luiz Passos, Sidney Rocha, Marcelino Freire, Micheliny Verunschk, Julián Fuks e Veronica Stigger.
Serviço
Ateliê Aberto Mariposa Cartonera
Quarta (26) | 14h às 17h
Casa Astral (Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104, Poço da Panela)
Gratuito
Mais informações: (81) 9 9589 7777
