Em Garanhuns, comunidades de Castainho e Timbó recebem oficina de patrimônio cultural
Postado em: Fundarpe
O Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), realiza, respectivamente, nos dias 14 e 15 de junho, das 14h às 17h, duas oficinas de patrimônio cultural nas comunidades quilombolas Castainho e Timbó, ambas localizadas no munícipio de Garanhuns, no Agreste.
A ação formativa “Diálogos para a preservação do patrimônio cultural das comunidades quilombolas de Timbó e Castainho” propõe-se a estabelecer o diálogo com representantes de cada localidade, a fim de entender os desafios e as necessidades desses territórios e, a partir desse mapeamento, garantir a salvaguarda dos bens culturais reconhecidos ou em processo situados nesses espaços, que são a Capela das Almas de Castainho e a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Timbó.
“Vamos tentar compreender quais são os usos, as atividades relacionadas desenvolvidas e ações voltadas à conservação dos bens em questão que hoje são promovidas pela população. Com base nessa escuta, serão elaboradas, de forma coletiva, estratégias de preservação e salvaguarda. Os resultados desses primeiros encontros servirão de base para as próximas ações de orientação à população a serem realizadas em seguida”, conta André Cardoso, assessor de Educação Patrimonial da Fundarpe.
Em Castainho, a oficina será realizada na Capela das Almas. Já em Timbó, a atividade acontecerá na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.