Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Em Tracunhaém, Cruzeiro da Bringa recebe Encontro de Maracatus de Baque Solto

Um dos lugares mais marcantes de encontros de maracatus de baque solto na zona da mata pernambucana, o Cruzeiro da Bringa, na Zona Rural de Tracunhaém, será palco do Encontro de Maracatus no Cruzeiro da Bringa, no próximo domingo (29), a partir das 8h30. O evento, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funculttura, marca a volta da brincadeira em meio ao canavial, na estrada de terra, ambiente mais que propício. E com um diferencial importante: acontecerá em uma encruzilhada, divisas dos municípios de Tracunhaém e Aliança. Trata-se de um ponto histórico, onde encontra-se o conjunto arquitetônico formado pela Capela de Santa Terezinha, o cemitério e o Cruzeiro da Bringa, marco místico da cultura do maracatu de baque solto.

Era ali que antigamente, segundo contam historiadores, ocorriam encontros de maracatus e confrontos, cantado em versos e prosas. Neste ano, após dois anos sem os brincantes irem às ruas da Mata Norte e de Recife, voltarão neste grande encontro. “Será uma grande celebração da história, da memória dos maracatus de baque solto e da cultura pernambucana, numa ação de salvaguarda do patrimônio histórico cultural material e imaterial, uma grande festa, uma grande brincadeira, no meio do canavial, na estrada de terra, na frente do Cruzeiro da Bringa”, comenta Alexandre Veloso, coordenador do encontro.

Com a participação de 11 grupos de maracatus da Mata Norte e Região Metropolitana, com a presença do maracatu mais antigo, o Cambidinha de Araçoiaba, os patrimônios vivos Estrela de Ouro de Aliança, da Chã de Camará e o Cambinda Brasileira do engenho Cumbe de Nazaré da Mata. Participarão, também, de Nazaré, o Estrela Brilhante, o Águia Dourada, o Águia Misteriosa e o Leão Misterioso. Já de Buenos Aires, virá o Estrela Dourada. E de Tracunhaém, os maracatus Leão Formoso, Pavão Dourado e o Estrela da Serra.

Além dos maracatus, também participarão da brincadeira mestres de peso como João Paulo, Barachinha, Anderson Miguel, João Paulo Sobrinho, Bi e Zé Joaquim, entre outros. O encontro contará com ações de acessibilidade, e contará com intérpretes de Libras e área reservada para pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, além de estrutura de banheiros químicos, disciplinadores, palco e gerador. “Será um grande espetáculo, um acontecimento inolvidável. O novo centro geodésico do maracatu de baque solto e da nossa cultura popular”, afirma Alexandre Veloso

Serviço
Encontro de Maracatus de Baque Solto
Quando: 29 de janeiro de 2023 (domingo), das 8h30 às 15h
Local: Cruzeiro da Bringa – Engenho Bringas – Tracunhaém/PE. Acesso pela PE-52 (Nazaré da Mata – Itaquitinga)

< voltar para Funcultura