Embaixada da França no Brasil lança pesquisa sobre turismo sustentável
Postado em: Secretaria de Cultura
A crise da Covid-19 mudou todas as nossa vidas e vai continuar provocando mudanças em vários setores entre os quais o do turismo cultural. Pensando nisso e buscando identificar soluções para os setores da cultura e do turismo diante da crise gerada pela pandemia, a Embaixada da França no Brasil, o Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife e a Aliança Francesa de Salvador lançam o projeto “Turismo e Cultura Sustentáveis: uma das respostas à crise da Covid-19”.
Com foco na superação da crise da Covid-19 para esses setores, a iniciativa tem como objetivo organizar encontros virtuais e presenciais entre profissionais da França e do Nordeste desses setores, bem como desenvolver parcerias entre instituições de ensino técnico e profissional francesas e nordestinas. O projeto tem como primeira etapa uma pesquisa para avaliar os impactos da crise nos setores já mencionados e entender como os profissionais desses campos já estão implementando soluções e criando perspectivas de enfrentamento à crise.
Assim, está em andamento uma pesquisa sob a responsabilidade do grupo de pesquisa o levantamento de informações tem como público principal os agentes da cultura e turismo nos Estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, abrangendo uma amostra de 525 profissionais e gestores da iniciativa privada, poder público e organizações sociais da sociedade civil ligados ao tema, dentre elas a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE). O formulário para preenchimento encontra-se disponível no seguinte link: pt.surveymonkey.com/r/pesquisaturismoecultura.
Encontros criativos entre profissionais do Brasil e da França - Convencidos da necessidade de juntar forças diante de uma crise tão impactante, a Embaixada da França e os outros coordenadores do projeto querem conectar os profissionais franceses e brasileiros para dialogar e criar novos caminhos sustentáveis. Mamadou Gaye, diretor da Aliança Francesa de Salvador (BA), diz: “a crise é global e o turismo atual é interconectado. As respostas para o setor do turismo cultural devem ser pensadas em interconexão com os atores do setor”.
A intenção dos organizadores é proporcionar encontros entre os agentes dessas áreas, para que surjam projetos inovadores de turismo cultural. Pensados em duas etapas, estes encontros serão on-line, previsão no último trimestre de 2020, e presencias, na medida do possível, no primeiro trimestre de 2021.
