Encontro com lideranças da cultura periférica do Estado de Pernambuco
Postado em: Secretaria de Cultura | Tv Cultura.PE
Um encontro histórico entre a gestão da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e fazedores culturais das periferias da Região Metropolitana e interior do Estado aconteceu, na tarde desta quinta-feira (2), no Teatro Arraial Ariano Suassuna. A reunião inédita, convocada pelo secretário de Cultura Silvério Pessoa, teve o objetivo de construir uma proposta de formação que atenda às necessidades de produção daqueles que fazem cultura popular em favelas e comunidades, uma população por vezes invisibilizada. Com uma grande representatividade artística e cultural, o debate contou com a participação de mais de 60 lideranças artísticas da periferia ligadas a grupos culturais, produtoras ou movimentos sociais de várias regiões pernambucanas.
A iniciativa é uma das principais propostas de Silvério Pessoa à frente da Secult-PE, que, já no dia 26 de janeiro deste ano, realizou uma reunião inicial com artistas e produtores culturais da periferia para discutir o assunto. Buscando descentralizar a exibição artística e estreitar os laços entre a periferia e a gestão pública, o evento foi batizado inicialmente de Seminário de Integração Artística das Periferias, e o convite para que a discussão pudesse ser aprofundada foi estendido aos fazedores de cultura e movimentos sociais de várias regiões do Estado.
Durante a conversa no Teatro Arraial Ariano Suassuna, foi discutida a importância deste modelo de fórum sobre arte e produção cultural periférica no qual artistas e fazedores de cultura possam desenvolver suas potencialidades. A iniciativa também tem o intuito de abrir momentos de escuta para entender as demandas artísticas das comunidades da Região Metropolitana e do interior, mapeando também os fazedores de cultura para promover a acessibilidade aos recursos públicos por meio de editais como os do Funcultura e das premiações promovidas pela Secult-PE.
