Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Escola Municipal Antônio Heráclio Rego recebe aula-espetáculo do Afoxé Povo de Ogunté

IMG_5635 Povo de Ogunte II

O Afoxé Povo de Ogunté promove na próxima sexta-feira (8), a partir das 13h30, uma aula-espetáculo para mais de 100 alunos da Escola Municipal Antônio Heráclio Rego, localizada em Água Fria (Recife). A ação integra a última etapa do projeto da 11ª Festa dos Tambores: alimentando a cultura de raiz, realizado no último mês de abril, com incentivo do Funcultura. A aula será gravada e o vídeo final contará com audiodescrição e janela de Libras e será disponibilizado no canal do Youtube do Afoxé Povo de Ogunté.

Durante a aula, haverá apresentação de grupos de afoxé, roda de diálogo, oficina de percussão e dança para formação de plateia e educação patrimonial, com vistas a sensibilizar a comunidade escolar para a importância da temática da história e cultura afro-brasileira.

A Festa dos Tambores é realizada desde 2009 pelo Afoxé Povo de Ogunté. A área onde acontece o evento possui uma riqueza exalada pelos vários segmentos culturais que lá fixaram sede. A cultura carnavalesca da comunidade, não se restringindo ao período oficial de carnaval, demonstra essa diversidade em época de festas e nos desfiles pelas ruas do bairro, em forma de cortejos e eventos que celebram a pluralidade da cultura popular pernambucana, notadamente sob influência dos legados deixados pelos povos negros.

< voltar para Serviço Cultural