Espetáculo A Receita cumpre temporada no Espaço Poste
Peça fica em cartaz até o final de outubro
Postado em: Artes Cênicas
Uma mulher que tempera, a cada ato, as ilusões e as inúmeras intempéries de sua vida com sal, alho, coentro e cebolinha. Assim se caracteriza a peça A Receita, que fica em cartaz até o último sábado de outubro (25/10), na sede do Grupo de Teatro O Poste, localizada na Rua da Aurora. Com direção e texto de Samuel Santos, o monólogo, protagonizado pela atriz pernambucana Naná Sodré, fala, de forma poética, da solidão feminina, das dificuldades de relacionamento e, por fim, dos equívocos que cometemos em nome do amor.
No palco, uma dona de casa, de aproximadamente 48 anos, mostra a situação de total abandono e dependência emocional que seu marido e filhos lhe impõem. Depois de tanto sofrimento, a personagem, assim como as pessoas comuns, acaba caindo no desespero, e atenta contra a vida do próprio companheiro, provocando uma tragédia inesperada. O espetáculo funciona como um espelho, no qual muitas vezes vemos refletidas nossas atitudes e, a partir daí, questionamos a maneira como nos comportamos diante dos momentos de desatino. “Essa mulher [anônima e invisível aos olhos da sociedade] se abandona e esquece do seu papel [de mulher] para se tornar apenas uma coisa útil. Resignada, ela lava, passa, cozinha e tempera tudo o que vê pela frente. Na verdade, ela busca dá gosto (sentido) as coisas que lhe cercam, inclusive, a sua angústia”, disse Naná sobre sua personagem. “São através das receitas que, funcionam como algo confessional no texto, ela narra a razão por que assassinou o marido”, afirmou.
A montagem
A Receita é fruto de uma residência artística que o Grupo de Teatro O Poste fez no ano passado, em Brasília, com o diretor italiano Eugênio Barba e atriz inglesa Julia Varley. Por lá, a peça foi apresentada em formato reduzido (5 minutos) para 21 diretores e 18 atores da América Latina. “Este intercâmbio foi de extrema importância para o grupo, pois permitiu a difusão da nossa arte em outros Estados, além de ampliar nossa a experiência”, disse Sodré.
Sobre o Grupo de Teatro O Poste
Fundada em 2009, a companhia é formada atualmente por Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos. Da necessidade de realizar pesquisas, treinamento, formação e apresentação de seus próprios espetáculos, o grupo inaugurou recentemente, às margens do rio Capibaribe, sua sede. Com capacidade para 60 pessoas, o Espaço Poste é de caráter alternativo, sem palco fixo – um dos pontos caraterísticos do ambiente, pois coloca o artista e o espectador no mesmo plano – e todo revestido com madeira. Além da encenação de peças, a casa possui uma série de atividades regulares, que inclui oficinas para atores e bailarinos. A próxima empreitada d’O Poste é a estreia do espetáculo Ombela (chuva, em umbundu), prevista para o dia 1º de novembro.
Serviço
Peça A Receita
Local: Espaço O Poste, localizado Rua da Aurora, 529 (próximo à Secretaria de Defesa Social – Polícia Civil, esquina da Aurora com Princesa Isabel)
Data: 4, 11, 18 e 25/10.
Horário: 20h
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
