Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espetáculo A Receita cumpre temporada no Espaço Poste

Peça fica em cartaz até o final de outubro

Uma mulher que tempera, a cada ato, as ilusões e as inúmeras intempéries de sua vida com sal, alho, coentro e cebolinha. Assim se caracteriza a peça A Receita, que fica em cartaz até o último sábado de outubro (25/10), na sede do Grupo de Teatro O Poste, localizada na Rua da Aurora. Com direção e texto de Samuel Santos, o monólogo, protagonizado pela atriz pernambucana Naná Sodré, fala, de forma poética, da solidão feminina, das dificuldades de relacionamento e, por fim, dos equívocos que cometemos em nome do amor.

A atriz Naná Sodré protagoniza o espetáculo (Foto: Fernando Azevedo/Divulgação)

A atriz Naná Sodré protagoniza o espetáculo (Foto: Fernando Azevedo/Divulgação)

No palco, uma dona de casa, de aproximadamente 48 anos, mostra a situação de total abandono e dependência emocional que seu marido e filhos lhe impõem. Depois de tanto sofrimento, a personagem, assim como as pessoas comuns, acaba caindo no desespero, e atenta contra a vida do próprio companheiro, provocando uma tragédia inesperada. O espetáculo funciona como um espelho, no qual muitas vezes vemos refletidas nossas atitudes e, a partir daí, questionamos a maneira como nos comportamos diante dos momentos de desatino. “Essa mulher [anônima e invisível aos olhos da sociedade] se abandona e esquece do seu papel [de mulher] para se tornar apenas uma coisa útil. Resignada, ela lava, passa, cozinha e tempera tudo o que vê pela frente. Na verdade, ela busca dá gosto (sentido) as coisas que lhe cercam, inclusive, a sua angústia”, disse Naná sobre sua personagem. “São através das receitas que, funcionam como algo confessional no texto, ela narra a razão por que assassinou o marido”, afirmou.

A montagem

A Receita é fruto de uma residência artística que o Grupo de Teatro O Poste fez no ano passado, em Brasília, com o diretor italiano Eugênio Barba e atriz inglesa Julia Varley. Por lá,  a peça foi apresentada em formato reduzido (5 minutos) para 21 diretores e 18 atores da América Latina. “Este intercâmbio foi de extrema importância para o grupo, pois permitiu a difusão da nossa arte em outros Estados, além de ampliar nossa a experiência”, disse Sodré.

Sobre o Grupo de Teatro O Poste
Fundada em 2009, a companhia é formada atualmente por Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos. Da necessidade de realizar pesquisas, treinamento, formação e apresentação de seus próprios espetáculos, o grupo inaugurou recentemente, às margens do rio Capibaribe, sua sede. Com capacidade para 60 pessoas, o Espaço Poste é de caráter alternativo, sem palco fixo – um dos pontos caraterísticos do ambiente, pois coloca o artista e o espectador no mesmo plano – e todo revestido com madeira. Além da encenação de peças, a casa possui uma série de atividades regulares, que inclui oficinas para atores e bailarinos. A próxima empreitada d’O Poste é a estreia do espetáculo Ombela (chuva, em umbundu), prevista para o dia 1º de novembro.

Serviço
Peça A Receita
Local: Espaço O Poste, localizado Rua da Aurora, 529 (próximo à Secretaria de Defesa Social – Polícia Civil, esquina da Aurora com Princesa Isabel)
Data: 4, 11, 18 e 25/10.
Horário: 20h
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

< voltar para Artes Cênicas