Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espetáculo “Obsessão” será encenado no Teatro de Santa Isabel

A montagem será apresentada em sessão única nesta quinta-feira (2)

João Rogério Filho/Divulgação

João Rogério Filho/Divulgação

Sob direção de Henrique Tavares, o espetáculo, escrito por Carla Faour, ganhou uma versão pernambucana

Ganhadora das estatuetas de melhor texto e melhor direção no Prêmio Shell de 2012, a peça Obsessão será encenada em sessão única no Teatro de Santa Isabel nesta quinta-feira (2/7), às 20h. Dirigido por Henrique Tavares, o espetáculo, que cumpriu recentemente temporada de um mês no Teatro Boa Vista, conta, com uma dose generosa de humor, a relação de duas amigas que, apesar de muito próximas, são rivais como inimigas de guerra. No palco, as atrizes Nilza Lisboa e Simone Figueiredo são as responsáveis por dar vida às amigas-rivais, Lívia e Marina.

Essa disputa é apenas o ponto de partida para investigar o universo feminino e suas sutilezas. A rivalidade entre as duas mulheres torna-se a mola propulsora de questionamentos que afligem a todos: a natureza das relações amorosas; anseios; frustrações; realização profissional; maternidade; padrões de beleza; autoestima; casamento; solidão; e ainda, de que modo o passar do tempo transforma as expectativas e sonhos das pessoas. Além de Nilza e Simone, o elenco pernambucano é formado também por Silvio Pinto, Diógenes Lima e Tarcísio Vieira.

Grande parte da ação se passa em Lisboa, cidade que funciona como um arquétipo, símbolo inconsciente, que representa uma ligação forte com os portugueses, como ancestrais do povo brasileiro, e retrata nossos laços afetivos e consanguíneos. Passado e presente alternam-se na estrutura dramatúrgica, através de flash backs e avanços no tempo. Um narrador (recurso muito usado nos folhetins) é o “mestre de cerimônias”. Com um olhar crítico e poético, aliado a um humor irônico, essa figura conduz o publico, através da saga das duas protagonistas.

Carla Faour explica que a peça aprofunda uma pesquisa sobre o folhetim e o melodrama. Com trabalho voltado para a dramaturgia original contemporânea, a autora e o encenador, Henrique Tavares, são artistas atuantes no teatro carioca, com 17 espetáculos no currículo. Em dois anos, a dupla produziu peças marcantes na cena artística do Rio de Janeiro, acolhidas pelo do público pela crítica. Isso é visível, por exemplo, no texto de Bárbara Heliodora (21/05/2012), sobre Obsessão: “a autora (Carla Faour) consegue ao mesmo tempo dar vida a seus personagens e vê-los de fora, de longe, de modo que podemos, aqui e ali, sentir com eles (e principalmente com elas), mas principalmente rir com elas e delas. Na direção, Henrique Tavares conduz a ação com a dose crítica adequada para o universo concebido por Faour”.

Serviço
Espetáculo “Obsessão”
02 de julho, às 20h
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n – Santo Antônio)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). À venda na bilheteria do teatro.

< voltar para Artes Cênicas