Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espetáculo Poeta Preto inicia temporada de apresentações

Com incentivo do Funcultura, projeto circulará por cinco cidades brasileiras: Recife (PE), Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ) Salvador (BA) e São Luís (MA)

Divulgação

Divulgação

O projeto é uma realização da TRUPE, e tem patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura

O espetáculo Poeta Preto inicia uma temporada de apresentações nos próximos dias, a começar por Caruaru, neste sábado (17), às 20h, no Teatro Experimental de Arte (TEA). Além disso, serão realizadas outras nove apresentações gratuitas, em cidades como Recife (PE), Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ) Salvador (BA) e São Luís (MA). Estes encontros tem a finalidade de, além das apresentações artísticas, promover um debate sobre condição humana e sobre que espaços essas pessoas ocupam nesses territórios, que lugares de fala e de manifestação são proporcionados a estes povos.

Ao celebrar parcerias com espaços de referência para a cultura negra nestes territórios o projeto propõe-se a fomentar o debate e fortalecer estes espaços de resistência e construção do conhecimento e do saber histórico. São locais de produção do conhecimento e os principais responsáveis pela transformação das comunidades nas quais estejam inseridos.

Estima-se que durante todo período de tráfico negreiro cinco milhões de africanos foram traficados para o Brasil. Essa viagem, que durava cerca de 40 dias, resultava na morte de muitos deles e tinha como principais portas de entrada as cidades do Rio de Janeiro (RJ), que recebeu cerca de dois milhões de escravizados, seguida por Salvador (BA), Recife (PE) e São Luís (MA).

O projeto é uma realização da TRUPE e tem patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, o maior programa de fomento à cultura do estado, que anualmente investe cerca de R$ 32 milhões na produção cultural, através dos seus editais: Geral, do Audiovisual, da Música e Microprojeto Cultural. Conta ainda com apoio do Teatro Experimental de Arte (TEA). O espetáculo tem dramaturgia de Vanderson Santos, direção de Pedro Henrique Gonçalves, em cena Rosberg Adonay, iluminação de Jackson Freire, assistência de produção de Édson Barros e assessoria de imprensa de Amanda Freire.

Serviço:
Temporada do espetáculo Poeta Preto
Sábado (17/09), às 20h
Teatro Experimental de Arte-TEA / Caruaru-PE
Entrada Gratuita

23/09 às 20h
Museu Afro de Pernambuco / Recife-PE
Entrada Gratuita

< voltar para Funcultura