Estão abertas as inscrições para o 7º Seminário Gênero e Patrimônio
O evento, que integra a programação da 15º Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, acontece no próximo dia 30 de agosto (terça-feira), das 9h às 17h, no Paço do Frevo. As inscrições são gratuitas
Postado em:
Jan Ribeiro/ Secult PE - Fundarpe

Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, Mestra Ana Lúcia do Coco será uma das convidadas do evento
O Seminário Gênero e Patrimônio chega à sétima edição, em 2022. Com o tema “Existência e Resistências Femininas na Salvaguarda dos Bens Culturais”, o evento – que acontece no próximo dia 30 de agosto (terça-feira), das 9h às 17h, no Paço do Frevo – propõe-se a fomentar a reflexão de gênero no campo da cultura, reconhecendo as mulheres como protagonistas nas diversas expressões e manifestações populares, contribuindo para a desconstrução da cultura patriarcal e na promoção da equidade de gênero. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário disponível aqui.
EVENTO - O 7º Seminário Gênero e Patrimônio é uma realização da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE), o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA-UFPE) e o apoio do Paço do Frevo.
O evento integra a programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco que, realizada desde 2008, tem como objetivo estabelecer um amplo espaço de reflexão e debates sobre questões essenciais para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais em sua diversidade.
PROGRAMAÇÃO - Em sua abertura oficial, a partir das 8h30, na Sala Nelson Ferreira do Paço do Frevo, o evento vai reunir gestoras e representantes de diversas instituições e entidades pernambucanas. Entre as convidadas, estão: Suely Oliveira (secretária-executiva da Secult-PE), Ana Elisa Sobreira (secretária da SecMulher-PE), Ana Paula Bitttencourt (Superintendente do Iphan-PE) e Suênia Pinto, (Doutoranda no PPGA/UFPE).
Na sequência, das 9h às 12h, está programada a mesa “Mestras, comunidades e Bens Culturais: Ações e Desafios de Salvaguarda durante a Pandemia”. Com as participações de Mestra Titinha (Museu do Mamulengo – Glória do Goitá/PE), Karem Aguiar (batuqueira regente do Maracatu Nação Leão Coroado – Recife/PE), Mestra Ana Lúcia do Coco (Patrimônio Vivo de Pernambuco – Olinda/PE) e mediação de Luciana Gama (Fundarpe), o encontro vai debater as ações protagonizadas pelas mestras e comunidades para manutenção da sua existência e continuidade, assim como as políticas públicas de preservação, no contexto pandêmico. Toda a programação da manhã é aberta ao público.
Já no período da tarde, das 13h às 17h, será realizado o Fórum de Diálogo “A Ação das Mulheres na Política de Salvaguarda dos Bens Registrados em Pernambuco”. Voltada para convidadas, a atividade é restrita às mestras e detentoras representantes de bens culturais registrados como Patrimônio Cultural Imaterial no Estado, representantes de conselhos e instituições culturais convidadas. “Será um momento de trocas de saberes e escuta entre mestras e fazedoras das diferentes linguagens da cultura, tal como frevo, capoeira, cavalo marinho, maracatu nação, maracatu de baque solto, mamulengo, cordel, ciranda, repente e forró”, diz Suely Oliveira, secretária-executiva da Secult-PE.
Já a secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, reflete que “é através do uso dos sentimentos, mensagens e de valores culturais repassados através da música, da poesia, da pintura, da dança, dos livros e da cultura que podemos desconstruir o machismo e trazer a reflexão do papel da mulher como protagonista desse universo”.
Veja a programação completa abaixo:
:: 7º SEMINÁRIO GÊNERO E PATRIMÔNIO CULTURAL: EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS FEMININAS NA SALVAGUARDA DOS BENS CULTURAIS ::
30 de agosto 2022 (terça-feira), das 8h30 às 17h
Paço do Frevo (R. da Guia, s.n – Bairro do Recife – Recife/PE)
Inscrições gratuitas, por meio do formulário disponível aqui
ABERTURA INSTITUCIONAL – SALA NELSON FERREIRA – 8H30
- Ana Elisa Sobreira (Secretária da Mulher de Pernambuco);
- Ana Paula Bitttencourt (Superintendente do Iphan-PE);
- Suely Oliveira (Secretária-Executiva de Cultura de Pernambuco);
- Suênia Pinto (Doutoranda no PPGA/UFPE);
- Luciana Félix (Diretora do Paço do Frevo);
MESA “MESTRAS, COMUNIDADES E BENS CULTURAIS: AÇÕES E DESAFIOS DE SALVAGUARDA DURANTE A PANDEMIA” – SALA NELSON FERREIRA – 9H ÀS 12H
- Mestra Titinha (Museu do Mamulengo – Glória do Goitá/PE);
- Rainha Marivalda – Maracatu Nação – Recife/PE
- Mestra Ana Lúcia do Coco (Patrimônio Vivo de Pernambuco – Olinda/PE)
- Mediação: Luciana Gama (Fundarpe)
FÓRUM DE DIÁLOGO “A AÇÃO DAS MULHERES NA POLÍTICA DE SALVAGUARDA DOS BENS REGISTRADOS EM PERNAMBUCO” – SALA NELSON FERREIRA – 13H ÀS 17H
- Adriana do Frevo – Frevo
- Mestra Di – Capoeira
- Karen Aguiar – Batuqueira Regente – Maracatu Nação;
- Eliane da Conceição – Maracatu de Baque Solto
- Mestra Nice Teles – Cavalo Marinho
- Mestra Cida – Mamulengo
- Mestra Jeane – Caboclinho
- Susana Morais de França Medeiros – Literatura de Cordel
- Maria Cristina de Andrade (Patrimônio Vivo de Pernambuco) – Ciranda
- D. Santinha – Repente
- Tereza Accioly – Matrizes do Forró
- Mediação: Marisa Cristina (PPGA) e Lívia Moraes (Iphan-PE)