Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Exposição de Dulce Araújo é prorrogada na Dumaresq Galeria

A mostra estava programada para terminar neste sábado (20)

Quem ainda não foi conferir a exposição Regards Urbains (em livre tradução, olhares urbanos), de Dulce Araújo, agora tem até o dia 27/9 para visitar a mostra inédita da artista digital franco-brasileira, na Dumaresq Galeria. Anteriormente prevista para terminar neste sábado (20),  a expô reúne fotografias que retratam duas faces da vida urbana parisiense. De um lado, imagens dos usuários do metrô da cidade, em que é evidente o lado pesado da vida. O contraponto fica a cargo da leveza do verão, quando as pessoas podem aproveitar a praia artificial às margens do Rio Sena, que corta a capital francesa.

dulce-arac3bajo-04

Dando continuidade à série Autour de la Ville, em que retratava aspectos diferentes das paisagens urbanas, Dulce expressa em Regards Urbains uma visão mais gráfica da cidade. “Intitulo este tipo de trabalho como graphiephotos, onde o resultado é uma união de artes plásticas e digitais (graphie) à fotografia (photo). Há vários anos venho fazendo um trabalho sobre o lado urbano, não como fotojornalismo, mas de maneira pictórica mesmo. O elemento mais banal transforma-se em arte”, explica.

montagdaraujo-n5a

Nesta série, as personagens são os parisienses ‘encontrados’ no metrô de Paris, onde a artista mora. O público poderá conferir nas nove graphiephotos as visões de Dulce através de portas e janelas envidraçadas, de quando os vagões chegam e saem das estações. “Faço estas obras utilizando entre mim e a coisa fotografada um elemento integrante do meio de transporte utilizado. Pode ser o metrô, um automóvel ou ônibus em movimento. O vidro, a vidraça com suas sujeiras e riscos, reflexos que a urbanidade nos deixa como herança do cotidiano estão presentes! Procuro captar também a nitidez e a não nitidez. Como dizemos em francês, o le net et le flou“, conta.

A segunda parte da exposição é chamada de la plage (a praia). É o lado mais leve da mostra. “Esta série de trabalhos começou junto com a criação da praia do Rio Sena. A Prefeitura de Paris abriu este espaço para que a população possa usufruir do verão dentro da cidade. Passo por lá e fotografo, olhando um lado intimista e não da foule (multidão)”, explica a artista.

dulce-arac3bajo-03

Artista
Dulce Araújo nasceu no Recife, onde se formou na então Escola de Belas Artes. Após vários anos morando em Paris, tornou-se cidadã francesa. Na capital da França, também atuou como fotógrafa free lancer para a imprensa. Desde 1990, trabalha com arte digital, tendo o computador como suporte, o que a faz ser considerada como uma das artistas pernambucanas pioneiras neste tipo de atividade. As obras de Dulce já foram vistas em 13 países, como França, Estados Unidos e Japão, entre exposições individuais e coletivas. No Brasil, suas obras foram apresentadas nas galerias Dumaresq e Massangana – da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), entre outros locais. Como fotógrafa, a artista participou da exposição “Le Brésil vu par les Brésiliens”, no Centre Georges Pompidou, em Paris.

Serviço
Regards Urbains, por Dulce Araújo. A mostra foi prorrogada até o próximo sábado (27/9)
Dias e horários de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9 às 13h
Local: Dumaresq Galeria de Arte
Endereço: Rua Professor Augusto Lins e Silva, 1033 – Boa Viagem (Setúbal) – Recife
Telefone: (81) 3341-0129
Acesso: Gratuito

< voltar para Artes Visuais