Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Exposição “ORIXAMBÁ” do fotógrafo Paulinho Filizola chega ao Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE)

Mostra reúne registros capturados ao longo de 23 anos de vivência e respeito ao Terreiro de Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco; a abertura está marcada para este sábado (1º)

Foto: Paula Maestrali/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Paula Maestrali/Secult-PE/Fundarpe

Homenageando os 95 anos de uma das mais importantes e resistentes expressões da cultura afro-brasileira em nosso estado, o Terreiro de Xambá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) recebe a exposição “ORIXAMBÁ”, do fotógrafo Paulinho Filizola, com a curadoria do antropólogo Raul Lody e texto crítico do escritor Ronaldo Correia de Brito. Após passar pelo Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), a mostra segue com as celebrações com a abertura gratuita em Olinda marcada para este sábado (1º) e seguirá em cartaz até o dia 01 de dezembro.

Situada no térreo do Museu, a mostra reúne registros capturados ao longo de 23 anos de vivência e respeito ao Terreiro pelas lentes do fotógrafo e filho de santo da casa Paulinho Filizola, revelando não apenas a beleza dos ritos e dos orixás, mas também a humanidade, a devoção e resistência que sustentam essa tradição.

Fundado em 1930, por Maria Oiá, no bairro de Campo Grande, no Recife, o Terreiro de Xambá é símbolo de ancestralidade, fé, resistência e preservação de saberes sagrados de matriz africana. Sua trajetória é marcada por lutas, mas sobretudo por uma profunda dignidade cultural e espiritual, que atravessou gerações até chegar aos dias de hoje, sob a liderança do babalorixá Pai Ivo de Xambá.

Situada no térreo do MASPE, a mostra reúne registros capturados ao longo de 23 anos de vivência e respeito ao Terreiro pelas lentes do fotógrafo e filho de santo da casa Paulinho Filizola I Foto: Paula Maestrali/Secult-PE/Fundarpe

Situada no térreo do MASPE, a mostra reúne registros capturados ao longo de 23 anos de vivência e respeito ao Terreiro pelas lentes do fotógrafo e filho de santo da casa Paulinho Filizola I Foto: Paula Maestrali/Secult-PE/Fundarpe

Ao trazer a história do Terreiro de Xambá por meio da ação, o Museu reafirma seu compromisso com a valorização da memória, da diversidade e das heranças africanas que compõem a identidade cultural do nosso povo. “Mais do que uma exposição, é um poderoso ato de diálogo inter-religioso. Um convite para nos conectarmos com nossa herança ancestral e celebrarmos a beleza que existe na diversidade da fé”, destaca Iron Mendes, coordenador do MASPE.

Aos interessados, as visitas a “ORIXAMBÁ” podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Exceto na abertura, que terá entrada gratuita, os ingressos custam R$5,00. Crianças até 12 anos e idosos acima de 60 não pagam. Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial do MASPE, o @museuartesacrape.

MASPE

Gerido pelo Governo de Pernambuco, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) foi inaugurado em 11 de abril de 1977 e ocupa o antigo Palácio dos Bispos de Olinda, uma das primeiras construções da cidade, erguida em 1537 por Duarte Coelho. O edifício, que ao longo dos séculos serviu como sede episcopal, colégio, residência religiosa e até quartel durante a Segunda Guerra Mundial, foi transformado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) em espaço dedicado à exposição e estudo da arte sacra. Seu acervo, formado principalmente por peças cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, inclui santos, relicários, custódias, pinturas religiosas e uma valiosa coleção de imagens policromadas e douradas dos séculos 16 e 17.

> SERVIÇO

Exposição “ORIXAMBÁ” do fotógrafo Paulinho Filizola chega ao Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) – Fotografias de Paulinho Filizola, com curadoria de Raul Lody e texto crítico de Ronaldo Correia de Brito

> Abertura: 01 de novembro, às 16h

> Visitação: De 01 de novembro a 01 de dezembro

> Horários: Terça a sexta-feira, 10h – 17h e sábados e domingos de 14h – 17h

> Endereço: Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) I R. Bpo. Coutinho, 726 – Carmo, Olinda – PE, 53120-130

 

< voltar para Espaços culturais