Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Exposição virtual “Marias Marés” retrata mulheres da Ilha do Maruim, em Olinda

A fotógrafa Adriana Preta lança exposição virtual “Marias Marés”, nesta segunda-feira (18), em site criado e divulgado em seu perfil no Instagram @adrianapretafotografia. A mostra, que conta com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, visa retratar imagens de mulheres que trabalham e moram na maré da ilha do Maruim, em Olinda.

A escolha do tema, ocorre em razão da artista ter residido por nove anos, naquela localidade, e convivido de perto com esse cotidiano, conhecendo a força dessas mulheres. “A Ilha do Maruim tem muitos personagens femininos fortes e a exposição objetiva contar um pouco da história de algumas delas, que vivem da pesca, da extração do marisco, do camarão, do caranguejo, retratar essa rotina, a criação dos filhos e manutenção da família, através do fotojornalismo”, diz Adriana.

A ideia é contar, de forma resumida, a história de cada uma dessas mulheres, através de textos que acompanham as imagens, como uma forma, também, de homenageá-las. “As marés vivas são mulheres de qualidades extraordinárias e cativantes. Assim, você poderá conferir a imensidão de luz exibida por Adriana Sales (Adriana Preta). Luzes que driblam preconceitos, machismos e a condição da pobreza imposta a um país com mentalidade colonial”, diz a escritora Rosângela Nascimento sobre a mostra.

< voltar para Lei Aldir Blanc