Exu, cidade para pra se ver na telona
Postado em: Audiovisual | Fundarpe | Pernambuco Nação Cultural | Secretaria de Cultura
A Praça Padre João Batista ficou lotada na noite de ontem (11/12) por um motivo nada comum na rotina do povo de Exu: assistir cinema. Ainda mais quando a temática dos filmes é a própria cultura, a seca do Araripe, a figura lendária de Gonzagão, as histórias míticas de Lampião, o reisado. “Exu é a cidade que mais vezes recebeu o Cinema no Interior”, diz Marcos Carvalho, idealizador do projeto. “É o quinto ano que estamos aqui”, acrescenta.
Nesses cinco anos, quatro produções foram realizadas na cidade: “Volta pra casa Luiz”, “Boi ventania”, “Zoma” e o mais recente, finalizado este ano “Entra Lua, a casa é sua”. O projeto leva oficinas de roteiro, de fotografia e de formação de atores nas cidades por onde passa, depois realiza produções em audiovisual e exibições.
“A cultura, a história local são as temáticas mais escolhidas pelas comunidades, eles são os roteiristas das produções”, afirma Marcos. Além disso, o produtor ressalta a importância de fazer os jovens circularem nas cidades vizinhas e viajarem para ver as produções competirem em festivais de cinema. “Entre Lua, a casa é sua” foi premiado como melhor curta nacional e melhor direção no Festival Guranicê de Cinema, de São Luiz e no Cine PE. “Estimula mais ainda o pessoal quando eles vêem os filmes participando dos festivais”, finaliza.
