Fazedoras de cultura do interior de Pernambuco vão receber capacitação gratuita
Formação tem como objetivo capacitar mulheres que atuam nas artes visuais, música, literatura, cinema, gastronomia, moda e artesanato, entre outras áreas
Postado em: Funcultura
A participação das mulheres na economia criativa vai ser um dos eixos norteadores do curso Empreender na Cultura é um Negócio Viável, da produtora e consultora Eliz Galvão. A capacitação pretende atender mulheres (cis ou trans), pessoas pretas e pardas, que atuem nas artes visuais, música, literatura, cinema, gastronomia, moda e artesanato, entre outros seguimentos. A capacitação, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, é gratuita e teve início nesta segunda-feira (11).
O curso vai orientar as participantes sobre estruturação de negócio, marketing para redes sociais, elaboração de portfólio, currículo artístico, proposta de venda, negociação com cliente e posicionamento no mercado.
Inicialmente, 25 participantes, de áreas rurais e urbanas, da cidade de Goiana, na região da Mata Norte, estão confirmadas nas aulas, que serão realizadas na sede da Banda Curica. Ao todo, serão cinco dias consecutivos de capacitação, divididos entre aulas práticas e teóricas. Todos os inscritos vão receber apostila com atividades e orientações complementares aos estudos.
Dentro da agenda do curso, o público também vai ter a oportunidade de participar de rodas de diálogos. A primeira delas é um bate-papo sobre Gestão de Projetos, e a convidada é Tayná Nunes, produtora cultural com forte atuação local. Outro assunto em questão é a Gestão de Carreiras, com a participação da produtora cultural, Lorieli Queiroz, da cidade de Aliança, também na Mata Norte de Pernambuco.
Além de Goiana, o curso de empreendedorismo cultural será realizado, gratuitamente, na cidade de Caruaru. Lá, as aulas acontecerão no Teatro Experimental de Arte, nos dias 19, 20, 26 e 27 de março, das 9h às 17h.
Facilitadora – Eliz Galvão é empresária, produtora e consultora cultural. É responsável pela Liga Criativa, empresa com formações sobre produção cultural, elaboração, gestão de projetos e empreendedorismo artístico; além de criação de conteúdos sobre estes temas para redes sociais. Atuando desde 2009, já foi responsável por ministrar oficinas e cursos para mais de 70 turmas, alcançando um público superior a 5.000 participantes.
