Festa do Morro da Conceição descerra placa alusiva ao título recebido de Patrimônio Imaterial
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura
O secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto, e o reitor do Santuário do Morro da Conceição, padre Pedro Luis dos Santos, comandam nesta quinta-feira (29), às 9h, a apresentação da placa comemorativa referente ao título concedido à Festa do Morro da Conceição, como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O evento será realizado em frente ao santuário, na Praça do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, e contará com a presença de uma das relatoras responsáveis pelo processo, Margarida Cantarelli, além de autoridades da Igreja e da Secretaria de Cultura de Pernambuco.
ENTREGA DO TÍTULO - O evento encerra o ciclo que teve início em 2016, com a chegada dos missionários redentoristas ao Santuário do Morro da Conceição. O primeiro reitor do templo, padre José Ulysses da Silva, fez as primeiras pesquisas, e em 2017, o projeto de Lei nº 1715, de autoria do deputado estadual, Isaltino Nascimento (PSB), contou à época com parecer favorável da Gerência de Preservação da Fundarpe e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC/PE), colegiado ligado à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).
Com a publicação da Lei Estadual de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco, Lei nº 16.426, de 27 de setembro de 2018, e do Decreto nº 47.129, de 14 de fevereiro de 2019, o processo de reconhecimento precisou ser adequado aos novos procedimentos instituídos na lei, voltando a ser requerido pela Alepe, em 2020 (Resolução nº 1.674/2020), sendo concluído pela Fundarpe, em outubro de 2022.
No último dia 1º de dezembro, foi deliberado o parecer conclusivo para o registro da festividade. O projeto foi elaborado pelas conselheiras relatoras do CEPPC/PE, Margarida Cantarelli e Cecília Canuto. A assinatura do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, em reunião realizada em 7 de dezembro passado, finalizou a inscrição da Festa do Morro da Conceição nos livros físicos das Celebrações e dos Lugares sob a guarda do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE).
A partir de agora, a Festa do Morro da Conceição poderá participar de políticas públicas de cultura, com forma de fortalecer e ampliar a festividade, sendo inclusa no calendário fixo dos bens material e imaterial do Estado. Além disso, o título confere a festa o amplo acesso em editais culturais, acordos e convênios da esfera governamental.
