Festival anima final de semana na zona rural de Correntes
De sexta-feira (30) até o domingo (1º), o Festival Brinquedo Popular na Macuca irá celebrar a cultura popular pernambucana com diversas atrações e atividades.
Postado em: Cultura popular e artesanato
Tom Cabral

O Boi da Macuca, principal símbolo do evento, realizará cortejo de cultura popular no domingo (1º).
Chegando a sua 25ª edição, o Festival Brinquedo Popular na Macuca inicia suas atividades culturais nesta sexta-feira (30), levando para a Fazenda Macuca, localizada a 6 km do centro de Correntes, no Agreste, uma extensa programação. O evento estará promovendo até o domingo (1º), apresentações musicais e de danças populares, além de sarais poéticos e cortejo de cultura popular.
De acordo com José de Oliveira Rocha, o popular Zé da Macuca, coordenador geral do festival, estão sendo aguardadas aproximadamente mil participantes e os ingressos individuais ainda podem ser adquiridos com antecedência ou na bilheteria do local. “O Brinquedo Popular na Macuca visa colaborar não apenas para a cultura da região, mas também intensificar que outros artistas do Estado venham demonstrar suas produções artísticas neste polo de comunidade rural. Posso dizer que realizar a 25ª edição do festival está sendo uma grande luta para que a tradição do mesmo não acabe”, explicou.
Seguindo com o propósito de fortalecer a valorização da cultura popular pernambucana, o festival é uma iniciativa do Movimento Cultural Boi da Macuca. O evento foi iniciado no ano de 1989, inspirado no folguedo popular Boi da Macuca, uma das expressões culturais originadas no distrito de Poço Comprido, em Correntes. Saiba mais detalhes sobre a realização do evento, como adquirir ingressos e também a roteiro da localização da Fazenda Macuca: www.boidamacuca.com.br
Programação Festival Brinquedo Popular:
Sexta-feira, 30 de janeiro
20h – Roda de Poesia Popular (Poetas Adiel Luna, Kerle de Magalhães, Jorge do Improviso, Ícaro Tenório, Poeta Damião, Alberone, Miguel Santos, Luna Vitrolira)
Sarau Poético com Alexandre Revoredo
Sábado, 31 de janeiro
18h30 – Coco de Santa Luzia (Caetés/PE)
20h – Coco Alagoano (AL)
21h – Zeca do Rolete (Olinda/PE)
22h – Orquestra de Tambores de Alagoas (Maceió/AL)
23h – Coco Raízes (Arcoverde/PE)
0h – Forró da Macuca com Adiel Luna, Ju Valença, Júlio Cesar, Guga Amorim, Rudá e Rogê Victor
Domingo, 1º de fevereiro
11h – Reisado Os Três Reis do Oriente (Garanhuns-PE)
13h – Guerreiro Alagoano Mensageiro de Padre Cícero (Maceió/AL)
15h – Cortejo do Boi da Macuca para Poço Comprido