Festival Coco de Roda Zumbi Olinda será transmitido pelo YouTube
Postado em: Lei Aldir Blanc
Jan Ribeiro Secult-PE/Fundarpe

Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, Mãe Beth de Oxum é a anfitriã do evento
A 8ª edição do Festival Coco de Roda Zumbi Olinda, o mais importante evento fora do período de Carnaval, em Pernambuco, celebra a brincadeira da cultura popular do coco de roda e reverência a memória e à luta secular das mulheres negras palmarinas. A programação teve início neste último domingo (17) e segue até esta segunda-feira (18). As atrações serão transmitidas no canal do festival, no YouTube: www.youtube.com/c/COCODEUMBIGADA, sempre às 18h, com tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento conta com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.
Em dois dias de festa, o público poderá curtir apresentações culturais de coco de roda, afoxé, maracatu de baque virado, entre outros ritmos. No domingo, o público confere aos shows de Afonjah, Coco de Umbigada, Isaar e Maracatu Estrela Brilhante do Recife. Na segunda-feira, último dia de festividade, sobem ao palco virtual, Coco Flor do Catemba, Afoxé Babá Orixalá Fun Fun, Buguinha Dub e DJ MK.
“O Festival é um espaço para reverenciarmos a importância das nossas companheiras que nos fizeram chegar até aqui. Não podemos esquecer que somos fruto da resistência e coragem de mulheres, como Dandara dos Palmares, Anastacia, Tereza de Benguela, Zeferina, Maria Felipa de Oliveira, Adelina Charuteira, entre outras. À elas, nossa gratidão, por terem colocado suas vidas e sangue, em razão da liberdade de todas nós, mulheres negras deste País, fazedoras de cultura”, destaca a ialorixá e coordenadora do festival, Mãe Beth de Oxum, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Para Mãe Beth de Oxum, a realização do festival com o apoio da Lei Aldir Blanc foi fundamental na realização do objetivo do evento. “Graças à LAB-PE, pudemos contribuir com os grupos e artistas da cadeia cultural da cultura popular, como artistas, grupos e técnicos. Isso é uma conquista importante para os movimentos culturais. É preciso mais políticas públicas culturais com este enfoque, para fomentarmos a arte, cultura e toda cadeira cultural”, finaliza.
:: Programação ::
Domingo, 17 de abril
Afonjah
Coco de Umbigada
Isaar
Maracatu Estrela Brilhante Recife
Segunda-feira, 18 de abril
Coco Flor do Catemba
Afoxé Babá Orixalá Fun fun
Buguinha Dub
DJ MK
Serviço
8º Festival Coco de Roda Zumbi Olinda
Quando: 17 e 18 de abril de 2022 (domingo e segunda-feira), às 18h
Transmissão pelo canal: www.youtube.com/c/COCODEUMBIGADA